O Squad e os benefícios de montar um time misto na empresa

Blog

Duomo Educação

Postado 09/07/2019

As rápidas transformações no mercado global têm levado as empresas a revisarem os seus modelos organizacionais, a fim de alinhá-los aos desafios da atualidade para alcançar seus objetivos.

Uma metodologia relativamente nova aplicada por grandes companhias e que tem trazido resultados surpreendentes é o Squad. Mas afinal de contas, quais os seus benefícios para uma empresa?

É esse o assunto que vamos abordar neste post. Continue lendo para entender um pouco mais sobre o Squad e o benefícios de montar um time misto nas empresas.

O que é Squad?

Squad é uma palavra inglesa que, em tradução literal, significa esquadrão. Logo, o termo faz referência aos pequenos grupos de militares formados por soldados de diferentes especialidades: médicos, engenheiros, atiradores de elite, comandantes, entre outras.

Entretanto, o que é Squad em um contexto organizacional? Em resumo, trata-se de uma metodologia focada em formar times multidisciplinares, com autonomia para definir prioridades e executar suas ações, sem perder de vista os objetivos maiores da empresa.

O modelo, que foi adotado pela gigante do streaming de música Spotify, entre outras empresas, oferece condições para aproveitar da melhor maneira as habilidades das equipes. Tudo em prol do sucesso das organizações, especialmente em um contexto de transformação digital.

Uma empresa pode ter mais de um Squad — ou time cross-funcional — para conduzir seus projetos. Dentro de um grupo deve haver um líder, responsável pelo desempenho de cada integrante e pelos resultados do trabalho, que serão reportados aos dirigentes da companhia.

No entanto, a liderança de um Squad é muito mais orgânica do que em um modelo tradicional, e está ali apenas para cumprir um dos papéis inerentes ao trabalho. Desse modo, se encontra no mesmo patamar hierárquico dos demais membros que formam a equipe.

Quais as vantagens da metodologia Squad?

Antes da implantação, é fato que precisamos avaliar o impacto do Squad na cultura organizacional. Afinal, um time cross-funcional deve estar preparado para atuar de forma autogerenciável. Além disso, é preciso considerar o tamanho do grupo e o número de projetos paralelos em andamento.

Quando aplicado adequadamente, o Squad gera soluções altamente benéficas para a empresa. Isso é possível devido ao esforço e à dedicação de times que reúnem uma ampla gama de competências, atuam em conjunto e de maneira complementar.

Saiba, a seguir, quais são os principais benefícios dessa metodologia!

Agilidade e produtividade

Os projetos são realizados de forma mais rápida, porque em um Squad eliminamos a necessidade de contatar outros setores para tirar dúvidas ou saber sobre o andamento das atividades.

Logo, é muito mais fácil alinhar a comunicação e resolver as pendências relativas ao trabalho. Por esse motivo, a produtividade da equipe tende a ser mais alta do que em um modelo tradicional.

Maior engajamento com o projeto

Em geral, o engajamento em um projeto é maior no Squad, na medida em que a relação de confiança e o senso de responsabilidade entre os membros são mais fáceis de serem construídos.

Isso acontece porque todos estão muito mais próximos para o alcance de um objetivo comum. A remuneração ou a premiação pelo bom desempenho são fatores que contribuem ainda mais com o empenho da equipe.

Equipes mais colaborativas

O Squad proporciona um trabalho mais colaborativo, pois cada membro do grupo se sente motivado a contribuir com as atividades do seu colega, em vez de restringir os esforços apenas em seu trabalho.

Assim, todos saem ganhando: a equipe, que aprende a aproveitar ao máximo as habilidades de cada um; a empresa, que atinge resultados rápidos e eficientes; e o colaborador, que tem a oportunidade de expandir os seus conhecimentos.

Resultados de impacto

O Squad é uma metodologia que estimula a inovação e a criatividade dos colaboradores, ao mesmo tempo em que facilita a comunicação e reduz a burocracia. Além disso, oferece aos integrantes da equipe uma visão ampla do projeto.

Por tudo isso, ele pode ser um modelo poderoso para o alcance de resultados de impacto diante dos desafios que se apresentam no mundo corporativo, especialmente em uma época de constantes transformações.

Por fim, devemos lembrar que cabe principalmente à gestão de pessoas identificar as necessidades de uma empresa, no que diz respeito aos métodos de trabalho mais condizentes com a cultura organizacional.

Devido ao Squad propiciar a busca por soluções e instigar o desenvolvimento de diferentes pontos de vista, o profissional de gestão de pessoas deve incentivar a sua aplicação e acompanhar os resultados, se entender que esse modelo favorecerá a expansão da empresa frente aos desafios do mercado global.

Você já conhecia a metodologia Squad? Gostou das informações que trouxemos no post? Então, aproveite para curtir agora mesmo a nossa página no Facebook e continuar sempre por dentro de mais conteúdos como este!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *