Por que sua empresa deve investir na contratação de jovens talentos?

Blog

Duomo Educação

Postado 12/07/2019

Em tempo de transformação digital, contratar jovens talentos pode proporcionar diversos benefícios a uma empresa. Afinal de contas, os profissionais mais novos contam com características bastante apreciadas pelas companhias que buscam o crescimento e a inovação constantes.

Ao auxiliar na formação e no desenvolvimento desses profissionais, as organizações podem usufruir dos ganhos advindos do investimento, especialmente pela capacidade dos jovens adquirirem conhecimentos de forma rápida e aplicá-los de modo inteligente e eficaz.

Neste artigo, mostraremos por que sua empresa deve investir na contratação de jovens talentos. Confira!

Quais os ganhos ao investir em jovens talentos?

A seguir, listaremos por que contratar jovens talentos é um excelente investimento para as empresas. Entenda!

Adaptam-se facilmente à cultura organizacional

A maioria dos jovens talentos é flexível, tem a mente aberta e facilidade para se relacionar com os outros. Por conta dessas habilidades e devido à sede de aprender e crescer em suas profissões, eles também adaptam-se mais rapidamente à cultura organizacional.

É importante ressaltarmos que os jovens absorvem conhecimentos de forma rápida e estão livres dos “vícios” de um profissional mais experiente. Além disso, o tempo para treiná-los costuma ser acelerado, o que resulta em economia para a empresa.

Favorecem a imagem da empresa

Contratar jovens talentos favorece a imagem da empresa à medida que essa prática é vista como uma retribuição à sociedade. Muitos estudantes e recém-formados podem contribuir de forma decisiva para o sucesso de uma organização. Para isso, precisam, apenas, de uma oportunidade para aprimorar as suas competências e provar o seu potencial.

Oferecem novas habilidades

Jovens talentos que estão na universidade ou acabaram de se formar oferecem novas habilidades para uma empresa. Em grande parte, isso acontece devido ao know-how adquirido dentro do ambiente acadêmico e, também, fora dele.

O olhar diferenciado de um jovem sobre o negócio pode ser uma excelente oportunidade para a empresa rever os seus processos operacionais e de gestão. Afinal de contas, as ideias que trazem melhorias para uma organização, sem dúvida, devem ser aproveitadas.

Trazem benefícios financeiros

As vantagens financeiras proporcionadas pela contratação de jovens talentos estão relacionadas, principalmente, com as competências técnicas e interpessoais que eles possuem. Quando tais habilidades são empregadas a favor das empresas, o impacto positivo sobre as finanças pode ser sentido.

Além disso, os profissionais juniores costumam ser mais flexíveis no que concerne à negociação de suas remunerações, o que representa uma economia para a empresa. A busca por aprendizado e oportunidade para mostrar o potencial (aliás, uma exigência para qualquer colaborador) também é observada nos jovens em início de carreira.

Como formar os novos colaboradores?

Para que os ganhos com a contratação de jovens talentos se tornem realidade, é fundamental que haja a formação estratégica dos novos colaboradores. Os treinamentos customizados, desenvolvidos com base em metodologia exclusiva e de acordo com o contexto organizacional, possibilitam a integração à cultura da empresa.

Além disso, tais programas são imprescindíveis para acelerar o desenvolvimento dos profissionais juniores, formar novos líderes, orientar na gestão da carreira, melhorar e adequar a comunicação e ensinar a desenvolver a influência sem autoridade.

O trabalho de formação dos jovens para lidar com os desafios que se apresentam no mundo corporativo engloba, ainda, a preparação para desempenhar funções alinhadas ao negócio da organização, a troca de conhecimentos e o acompanhamento de profissionais mais experientes por meio da mentoria.

Durante este artigo, mostramos quais são os principais motivos para se investir na contratação de jovens talentos. Por fim, devemos nos lembrar que a escolha correta dos novos profissionais garante o sucesso e a longevidade da empresa no competitivo mercado nacional e global.

Então, este conteúdo foi útil para você? Sua empresa investe nos jovens talentos? De que forma ocorre a formação desses profissionais? Sinta-se à vontade para comentar aqui embaixo e nos contar sobre suas experiências no desenvolvimento de novos colaboradores, pois estamos muito interessados em te ouvir!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *