Em tempos de grandes transformações, competências humanas são a chave para o mercado

Blog

Mari Martins

Postado 03/03/2019

Todas as revoluções históricas que vivemos foram marcadas por grandes mudanças tecnológicas, desde a máquina a vapor da primeira revolução industrial no século XVIII, até a que hoje é denominada como a quarta revolução industrial — revolução da conversão digital, inteligência artificial, big data e uso de nuvem.

Dentro desse contexto surgiram diversas especulações sobre a substituição do trabalho humano pela automação. Hoje se sabe que, apesar das incertezas, a inteligência artificial e as grandes transformações dessa era digital trarão grandes mudanças no mercado, não com o objetivo de substituição, mas sim de renovação e novas oportunidades.

Observando este cenário de transformação digital, o mundo vem se tornando cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Com essa instabilidade, algumas competências humanas estão sendo resgatadas e consideradas ainda mais relevantes e emergentes no mercado.

Um estudo realizado pelo LinkedIn e a WGSN — empresa de previsão de tendências, identificou 10 competências que são consideradas tendências no mercado, sendo elas: criatividade, colaboração, comunidade, mindfulness, inteligência emocional, espírito empreendedor, empatia, capacidade de experimentação, compartilhamento e transparência. Segundo a pesquisa, essas competências definem as soft skills mais exigidas pelas empresas hoje e no futuro.

Entendendo essa necessidade devido as mudanças que nos permeiam, criamos um programa que trabalha e desenvolve algumas dessas competências: o Lively Professional resiliência e produtividade. O objetivo é preparar o profissional para ser mais inteligente emocionalmente, resiliente, corajoso, protagonista e com energia liberada para ser o seu melhor. No programa são trabalhados temas como: conexões nutritivas, inteligência emocional, empatia, mindfulness, comunicação assertiva e ações guiadas por propósito e valores.

Muitas vezes pensamos e sonhamos em uma solução mágica, que as mudanças e desafios se sessarão, mas o que é preciso é nos fortalecermos, nos tornarmos mais resilientes e flexíveis para lidar com toda essa complexidade.

Gostou desse artigo? Para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugiro que faça o download do nosso e-book: Lively- Resiliência: a chave para produtividade  e entenda a importância de desenvolver a resiliência e o porquê ela é a chave da produtividade.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *