Blended learning: o que é e como pode ajudar seu RH

Blog

duomo

Postado 19/08/2019

Também conhecido como b-learning, o blended learning é uma metodologia pedagógica focada na junção dos ensinos presenciais e a distância, potencializando, assim, a absorção de conteúdos. Embora inicialmente tenha sido difundido no campo da educação, é cada vez mais comum encontrar a aplicação desse conceito no cotidiano empresarial, sobretudo, no que diz respeito às práticas de desenvolvimento de colaboradores.

Se você quer entender como o blended learning pode ser um excelente aliado do RH, otimizando os resultados do setor e colaborando com o treinamento dos times de trabalho, continue conosco. Trouxemos um post completo sobre o tema. Confira!

O que é blended learning e por que ele está em alta?

O blended learning, como já explicamos, é uma maneira de flexibilizar e potencializar o aprendizado por meio da junção de duas modalidades de ensino: presencial e online. Se pensarmos nas particularidades de cada uma, fica difícil não perceber que, juntas, elas se complementam e viabilizam resultados ainda melhores.

Pense bem, o ensino a distância tem inúmeras vantagens, especialmente considerando a rotina atribulada de grande parte das pessoas. Isso porque ele oferece praticidade e flexibilidade, já que o aluno pode montar os seus próprios horários, estudando de onde quiser e quando puder.

No entanto, não podemos tirar os méritos da modalidade presencial, que tem um aspecto mais humanizado no sentido de facilitar a troca de experiências e criar laços. Um curso focado no b-learning pode combinar esses dois mundos ao fornecer conteúdos em uma plataforma virtual e marcar momentos para que os alunos se encontrem para fazer atividades e discutir o que aprenderam.

Quais são os benefícios do blended learning para o RH?

Um dos pontos-chave do setor de RH é promover ações que colaborem com a satisfaçãomotivação e engajamento dos colaboradores de uma empresa. Justamente por isso, é fundamental que os profissionais da área estejam a par de tendências como o blended learning — que podem ser aplicadas de forma estratégica para cumprir com tais objetivos.

Nos processos de educação corporativa, por exemplo, é interessante que o RH busque por soluções que prezem pelo b-learning. Assim, é possível economizar recursos como tempo — já que parte do treinamento será disponibilizada online para que o colaborador acesse quando puder — e ganhar em engajamento, uma vez que também haverá momentos presenciais que só têm a agregar.

Vamos ilustrar com um caso de treinamento que tenha como objetivo o desenvolvimento de habilidades. Aqui, o blended learning é uma ótima alternativa, já que seria possível disponibilizar materiais ricos e otimizados no âmbito virtual (inclusive, com fatores que facilitam a fixação do conteúdo, como a gamificação) e, ao mesmo tempo, focar em ações presenciais para que os participantes possam tirar dúvidas, participar de dinâmicas e simulações.

gamificação, inclusive, é uma excelente ferramenta para ser utilizada junto ao o b-learning na educação corporativa, potencializando os resultados dos treinamentos. Trata-se do uso de elementos presentes nos games — como fases, pontuações, desafios etc — para tornar o processo de aprendizado mais leve e descontraído, sem perder a eficácia.

Como o propósito de um treinamento é fazer com que os participantes absorvam conhecimentos e apliquem-nos no cotidiano de trabalho, causando uma transformação no modo em que até então conduziam as suas tarefas, nada melhor do que contar com o auxílio de plataformas de gamificação para que os participantes se sintam mais engajados, focados, interessados e alinhados aos objetivos da ação.

Em outras palavras, com essas ações, os colaboradores têm mais facilidade para absorver a mensagem passada pelo treinamento e, acima de tudo, colocá-la em prática no dia a dia.

Agora você já sabe o que é blended learning e conhece a sua capacidade de otimizar certas rotinas administradas pelo setor de RH, como as de capacitação e desenvolvimento. Aqui, uma alternativa ainda mais valiosa é optar pelo auxílio de empresas de educação corporativa que integram tendências como essa em suas soluções.

Gostou do post? Então, aproveite para se manter atualizado e siga agora mesmo as nossas páginas nas redes sociais — estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *