4 formas de aprender inovação a partir da educação corporativa.

Blog

duomo

Postado 19/08/2019

Treinamentos e workshops são combinados com ações e ferramentas que possibilitam a criação de um ambiente inovador

Inovação acontece em um longo prazo. É um processo que não é resultado apenas da existência de tecnologia de ponta, mas também da forma como essa tecnologia é utilizada para promover soluções na vida de outras pessoas.  Para isso, é preciso investir o quanto antes não somente nos recursos, mas também na mudança de mentalidade de todos os envolvidos na rotina corporativa. É neste contexto que a educação corporativa faz a diferença.

A educação corporativa visa justamente o longo prazo de forma estratégica e vai muito além de palestras e workshops. Ações são planejadas junto com a teoria para serem aplicadas no ambiente corporativo com foco em estimular constantemente a aquisição de novos conhecimentos, hábitos e desenvolver novas competências nos colaboradores. Oferece-se outras formas mais práticas que proporcionam a manutenção e sustentabilidade de um novo aprendizado relacionado ao mindset digital.

Para aprender inovação a partir da educação corporativa existem as seguintes possibilidades:

1 – Digital diagnosis: organizational, manager and employee (D.O.M.E.)

É uma ferramenta com dois blocos de análise (liderança e colaboradores) e gráficos comparativos que mostram se a empresa tem mais similaridades com um perfil digital  ou com um perfil tradicional. Neste diagnóstico são considerados vários cenários referentes também a inovação para avaliar especialmente o quanto de esforço será necessário para que a empresa consiga fazer uma adaptação ao digital.

2 – Equipes Squad

Implementação de um modelo organizacional usado por startups e empresas reconhecidas por inovação. É construído um time misto e integrado onde os colaboradores são divididos em pequenos grupos multidisciplinares com objetivos específicos. Juntos, essa equipe tem uma tarefa real para ser cumprida em um prazo e autonomia para tomar decisões. Ao colocar perfis diferentes de pessoas para encontrar soluções, estimula-se o desenvolvimento de diferentes pontos de vistas.

3 – Autoconhecimento

A partir de programas como “Lively Professional” e “Inteiras Para Mulherar o Mundo” os colaboradores se preparam para atuar com mais segurança e inteligência emocional em suas funções. Ao se conectarem com os valores pessoais, é possível fazer escolhas mais assertivas na rotina elevando a produtividade e facilitando a adaptação. A inovação traz desafios no cotidiano que precisam de respostas rápidas e mudanças de comportamento. O autoconhecimento ajuda o colaborador a se adaptar com mais facilidade e perceber quais competências que precisa desenvolver para conseguir melhorar o desempenho na empresa.

4 – Workshops e Treinamentos Vivenciais

É importante fornecer aos colaboradores acesso a conteúdos estratégicos no processo de inovação como o empreendedorismo corporativo, a liderança no mundo V.U.C.A, gestão multigeracional e multicultural, horizontalização do poder e o gerenciamento de erro na busca de oportunidade. Os workshops e treinamentos também proporcionam reviver desafios específicos para que sejam tomadas novas atitudes. Os participantes saem com um plano de ação, além das informações teóricas, para que que os novos conhecimentos sejam aplicados.

Os programas de desenvolvimento de competências digitais da Duomo Educação Corporativa são customizados para a realidade de cada empresa. É possível criar uma cultura de inovação, mas é importante que esse passo comece o quanto antes. Se você deseja levar essa e outras ações de educação corporativa para a sua empresa, entre em contato conosco.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *