Postado 24/05/2017

Você trabalha com treinamento ou desenvolvimento?

Planejamento

Por Meury Kotovicz Corsico

Em um momento de integração dentro de um encontro multicultural da área de RH, pessoas de vários países conversavam e apresentavam-se demonstrando muita curiosidade pelo próximo, a fim de estimular a troca e o aprendizado. Em uma destas conversas ouvindo atentamente meus colegas em suas apresentações, eu me senti intrigado com uma pergunta direcionada a um colega.

“E você? trabalha com treinamento ou desenvolvimento?”, perguntou o interlocutor. O colega questionado vacilou por um momento e respondeu: “treinamento, mas dentro da área de desenvolvimento”. Neste momento eu me desliguei totalmente da conversa e foquei no enorme ponto de interrogação que surgiu em minha mente. Ué? Mas não é a mesma coisa? Treinamento não desenvolve as pessoas? Então cheguei à conclusão de que aquele questionamento não estava claro para mim. Sai daquele meu primeiro encontro já com uma missão: resolver esta minha dúvida.

Em minha busca percebi que o desenvolvimento é formado pelas oportunidades organizacionais aonde estas apoiam seus colaboradores a crescerem. Os programas de desenvolvimento possuem objetivo de melhoria voltada ao futuro, conforme a visão de cenários externos e internos de cada organização, em geral, são programas de longo prazo.  Um exemplo disso são os variados programas ou estímulos de desenvolvimento realizados para alguns colaboradores a fim de estimulá-los e prepará-los para posições e responsabilidades futuras.

Em contra partida, o treinamento apresenta como seu objetivo macro concentrar-se nas necessidades atuais do colaborador como, por exemplo, impulsionar sua performance atual, resolver seus gaps de competência ou ainda aprender novos skills para o cargo corrente. Estas ações são de curto prazo, e realizadas em geral pelos métodos tradicionais como workshops, palestras, seminários entre outros.

TREINAMENTO

DESENVOLVIMENTO

Necessidades pontuais e de curto prazo. Necessidades de longo prazo.
Visa ações e necessidades do momento presente. Visa ações e necessidades do futuro.
Objetiva melhorar a performance do colaborador visando habilidades e conhecimentos para seu cargo atual. Objetiva preparar o colaborador para compreender e construir competências para desafios futuros.
Abrange grande quantidade de colaboradores. Abrange limitada quantidade de colaboradores.
O processo de treinamento dura em geral de 3 a 6 encontros. O processo de desenvolvimento é contínuo
Muitos colaboradores participam coletivamente dos programas de treinamento. O desenvolvimento trata-se de um processo de self-perception aonde o colaborar individual é convidado a reavaliar e construir seu progresso direcionado pelas necessidades organizacionais.

O treinamento bem como o desenvolvimento são ações que devem possuir seus lugares muito bem estruturados dentro das organizações, pois ambas, como vimos, possuem suas finalidades muito bem estabelecidas. Agora a grande questão é, será que todas as organizações trabalham de maneira a distinguir estes dois tipos de ação?

Talvez muitas empresas utilizem unicamente a ação de treinamento almejando o desenvolvimento, querendo resultados de longo prazo com ações que objetivam o curto prazo. Há uma grande possibilidade de áreas denominadas Desenvolvimento realmente só realizem ações de Treinamento.

Ainda neste contexto, a resposta para que uma área de desenvolvimento só utilize ações de treinamento pode abranger vários cenários como: pouco budget para ações de longo prazo, imediatismo do “mercado”, mudança de estratégias etc. Contudo, vale a pena alertar que somente a realização de ações pontuais não demonstra visão estratégica e, tampouco estimula um real estudo das necessidades da organização e do mercado, além de desestimular a credibilidade da própria área denominada Desenvolvimento.

Ficou claro para mim que treinar um colaborador é parte usual da praxis organizacional, inclusive que o treinamento desenvolve o colaborador para o que se destina imediatamente. Contudo indicar o desenvolvimento de colaborador é o essencial de cada empresa, é o que realmente cria o alicerce para que cada ação seja voltada ao compromisso futuro garantindo a sustentabilidade e progresso da organização.

Dicas de ouro  Veja este vídeo e tenha mais ideias sobre o assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=k1qN1aMtcpk

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *