Transformação digital na prática: os desafios culturais para essa mudança

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Duomo Educação

Postado 06/09/2018

A questão principal não é a tecnologia, mas sim a transformação e tudo o que está envolvido nesse processo.  

Transformação digital é um termo já bem conhecido no mundo corporativo. Porém, quando nossos facilitadores conversam com profissionais dentro das empresas, não importa o tamanho ou segmento, ainda é comum perceber que muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que é a transformação digital ou qual é o caminho para fazer isso dentro de sua organização.

Já levamos nossos programas de transformação digital para empresas tradicionais e até start-ups e percebemos que existem algumas dificuldades que são comuns. E esses fatores complicadores têm mais a ver com a transformação do que com o digital em si. Isso porque o principal desafio não é a tecnologia, mas sim a forma de pensar, o mindset.

Desafio 1: O contexto volátil

A transformação digital acontece no mundo V.U.C.A, um contexto volátil, incerto, complexo e ambíguo. Essa nova realidade coloca as empresas, especialmente as mais tradicionais, em uma dinâmica diferente das que estavam acostumadas. A cada momento, uma novidade aparece.

O cliente também está empoderado e sua capacidade de manifestação neste mundo V.U.C.A alcança centenas outras pessoas/ amigos em suas redes. Além disso, é possível acessar informações sobre qualquer produto ou serviço na hora que desejar. Essa liberdade de escolha aumenta, naturalmente, a competitividade no mercado.  

Para satisfazer esse cliente, a agilidade e capacidade de inovação viram uma obrigação. Assim, a transformação digital traz novos modelos de negócios.

Desafio 2: Entender a real necessidade do cliente

O marketing surgiu há mais de 70 anos com essa proposta. Mas, ainda assim, as experiências de compra não são totalmente satisfatórias. Falta ainda empatia das empresas e entender as expectativas do cliente. Em geral, prevalece a visão de que o que é importa é a satisfação no final. Mas toda a experiência importa. Por isso, observar cada ponto desse processo de consumo faz toda a diferença na hora de oferecer serviços e produtos mais interessantes para o público.

Desafio 3: A resposta precisa ser mais rápida do que antes

A capacidade de gerar soluções rápidas ainda é uma dificuldade para muitas empresas, especialmente para as mais tradicionais. Nesse sentido, surgiram as novas metodologias ágeis como forma de solucionar isso. Um dos pontos principais é o conceito de “prototipagem”.  Antes do lançamento do produto ou serviço final, o cliente experimenta uma versão teste e participa da construção. Nesse caso, o problema mais comum é os profissionais terem dificuldades em lidar com os erros, pois esbarra na reputação e na confiança criada há tantos anos no mercado.

Porém, só tem como criar um ambiente ágil se as pessoas sabem lidar e aprender com os erros. A solução é deixar o cliente ciente de que aquele produto ou serviço é um protótipo. Ser transparente é a chave para preservar a imagem corporativa.

Desafio 4: Modelo hierárquico

O modelo de hierarquias prevaleceu nas últimas décadas. Mas, atualmente, as expectativas, satisfações e frustrações do cliente chegam primeiro aos ouvidos de quem está na ponta da empresa, em contato com o cliente. A informação sai do atendimento, mas para chegar ao líder vai passar por outros níveis gerenciais como coordenadores e diretores.  Naturalmente, algumas percepções ficarão distorcidas por causa dos problemas de comunicação humana. Quando, finalmente, o líder delibera sobre a questão central do cliente, já passou muito tempo. Isso atrapalha a necessidade de agilidade do mundo V.U.C.A.

É possível perceber que todos os desafios apresentados têm mais a ver com a cultura da empresa e não com a tecnologia. É necessário repensar os aspectos de hierarquia e como as questões são tratadas internamente. Para facilitar esse processo, conheça nosso programa de Transformação Digital  http://duomoeducacao.com.br/solucoes/transformacao-digital/ e conte conosco.

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