Transformação digital em Recursos Humanos: os 4 principais desafios

Blog

Duomo Educação

Postado 17/07/2018

Entenda como outros profissionais de Recursos Humanos estão se adaptando a nova Era Digital.

Transformação digital é uma realidade para qualquer empresa que deseja crescer ou se manter no mercado nos próximos anos. As tecnologias se desenvolvem cada dia mais rápido e o público final já associa inovação com qualidade. Não é apenas uma adaptação técnica, mas sim de pensamento. Lidar com esse cenário de mudanças constantes e com grande volume de informações ainda é novidade para líderes, colaboradores e profissionais da área de recursos humanos. Como desenvolver o mindset digital dentro da empresa? Quais características devem ser consideradas em um processo seletivo? Novos cargos devem ser criados internamente?  

Para entender melhor essa realidade, fizemos uma pesquisa com mais de 40 profissionais de RH, alocados em diversos segmentos, e avaliamos os desafios que as empresas estão enfrentando no processo de adaptação nesta nova Era Digital.

1 – Atrair profissionais qualificados para os desafios atuais

Cerca de 37% dos entrevistados apontaram essa questão como o principal desafio da gestão de pessoas no mundo digital. Ainda existem poucas especializações com esse foco. Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn e consultoria  Capgemini com 753 profissionais e 501 executivos de grandes empresas em países da Europa e nos Estados Unidos revelou que 59% dos entrevistados acreditam que existem uma carência por profissionais com conhecimento digital básico em suas empresas.  Nesse contexto, a solução encontrada pela maioria das empresas é investir em treinamentos específicos.

2 – Leis trabalhistas

Para 32% dos profissionais de RH, esse é um dos principais desafios. A jornada do trabalho e avaliação de horas extras é relativa neste cenário. Alguns colaboradores trabalham em casa, nos seus computadores, passam o dia em ligações ou conectados ao e-mail em seus celulares. Algumas funções e cargos associados à tecnologia não possuem nem sindicatos ainda. As leis trabalhistas estão passando por mudanças e o RH precisa acompanhar e participar das discussões.

3 – Ter um ambiente de trabalho que engaje as pessoas

Para 27% dos entrevistados da pesquisa, criar um ambiente de trabalho motivador é essencial.  Profissionais com mindset digital têm a necessidade de uma rotina que estimule criatividade e inovação. Dessa forma, líderes e colaboradores precisam estar afinados nesse processo para que todos mantenham o engajamento nas suas atividades.

4 – Ter um ambiente de trabalho que estimule mais o perfil empreendedor e criativo dos colaboradores

Outros 29% dos profissionais de RH apontaram essa questão como a mais importante. A transformação digital exige análises de cenários frequentes e a criação de novos modelos de negócios. Não basta ter a tecnologia na empresa, é importante entendê-la e aplicá-la na realidade de todos.

 

A transformação digital está impactando empresas de todos os tamanhos e mercados. Os profissionais de RH assumem um papel fundamental no processo de encontrar forma de estimular as pessoas e reter talentos. Ainda são poucos os profissionais preparados para lidar com as mudanças da era digital. Por isso, investir em treinamentos para desenvolver características importantes neste cenário tem sido a principal solução. Conheça as nossas soluções e entre em contato conosco. http://duomoeducacao.com.br/solucoes/transformacao-digital/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *