TOP 10 – 2018: Os conteúdos que mais interessaram gestores e profissionais de Recursos Humanos

Blog

Duomo Educação

Postado 26/12/2018

Teorias, comunicação assertiva, inteligência emocional e mindset digital aparecem em destaque nos nossos conteúdos mais acessados de 2018 no nosso site.

No final do ano é comum as pessoas fazerem suas retrospectivas. Olhar novamente para o que aconteceu nos últimos 12 meses auxilia no entendimento sobre o s próximos passos.  Aqui na Duomo Educação Corporativa compartilharmos uma série de conteúdos exclusivos no nosso blog. Alguns materiais estão disponíveis há mais de 2 anos e ainda alcançam muitas pessoas interessadas em desenvolvimento pessoal e organizacional.

Ao analisarmos quais textos foram os mais acessados, dá para perceber claramente o interesse por teorias e competências específicas associadas à liderança, inteligência emocional e para melhorias nos relacionamentos com outros colaboradores.

Veja aqui o TOP 10 e leia os conteúdos completos no blog.

1 – GAP de competência. O que é isso?

A definição da palavra gap segundo Cambridge Dictionary é, “um espaço vazio ou aberto no meio de alguma coisa ou entre duas coisas”. Segundo o dicionário do Google gap consiste em, “a soma de conhecimentos ou de habilidades”. Se juntarmos os dois conceitos podemos dizer que, quando um indivíduo apresenta um gap de competência dentro de uma organização é porque ele possui um “espaço vazio” entre a(s) competência(s) que ele traz com ele e a(s) competência(s) que a organização espera dele para executar as atividades que são inerentes ao cargo que o indivíduo esta ou será inserido.

Leia o texto completo aqui.

2 – Locus de controle

Locus de controle é um conceito introduzido pelo psicólogo norte-americano Julian Rotter, em 1966, no contexto de seu artigo “Psychological Monographs”, no qual deixa claro como a percepção das pessoas afeta seus sucessores e fracassos na vida.

Leia o texto completo aqui.

3 – Teoria da Maturidade e Liderança Situacional

A liderança situacional corresponde à relação existente entre um líder, a maturidade do colaborador e a ocasião de trabalho. O conceito clássico da liderança situacional é entender que não existe um estilo único para liderar cada situação que pode surgir dentro de um ambiente de trabalho. Mas sim, existem ocasiões com tarefas e perfis diferentes de gestão.

Leia o texto completo aqui.

4 – A comunicação assertiva como meio de influenciar pessoas

A assertividade origina-se de “asserção” que quer dizer, afirmar; do latim, “afirmare”, tornar firme, consolidar, confirmar, declarar com firmeza.  É uma junção de firmeza com verdade.

A comunicação assertiva é caracterizada pelo “ir direto ao ponto”, transmitir ideias, afirmações, expressar diretamente suas opiniões sem ser percebido  como uma pessoa agressiva ou evasiva. Resolve muito problemas imediatos, minimizando a probabilidades de problemas futuros, mas não serve para toda a situação e nem para tudo o que se quer.

Leia o texto completo aqui.

5 – Inteligência Emocional

Já ouvimos histórias sobre executivos extremamente inteligentes e altamente preparados que, promovidos a uma posição de liderança, acabaram fracassando. Também ouvimos histórias de pessoas com capacidade intelectual e conhecimentos técnicos nada excepcionais que, promovidas a um cargo semelhante, tiveram tremendo sucesso. Então, algum elemento comum a todas as lideranças que sirva de porto seguro para quem está à procura de líderes? “pai da inteligência emocional”, Daniel Goleman, afirma que sim: um alto grau de inteligência emocional.

Leia o texto completo aqui.

6 – As formas de liderança

Uma liderança ideal é algo difícil de ser definida, tendo em vista que um estilo adotado por um líder pode ser extremamente eficaz em determinada situação e, num outro momento, o mesmo estilo poderá ser totalmente inadequado.

Por exemplo, um líder de presença marcante, de ideias definidas, do tipo conhecido como “personalidade forte”, pode ser um agente impulsionador para uma equipe composta de pessoas mais dependentes e que possuem uma tarefa a ser cumprida num curto espaço de tempo.

Por outro lado, este estilo de liderança poderia causar desmotivação em pessoas mais maduras, que se realizam ao efetuar suas atividades com autonomia.

Leia o texto completo aqui.

7 – Teoria da Maturidade

A Teoria da Maturidade, apresentada por Chris Argyris em Personality and Organization, é uma das muitas teorias que procuram explicar a natureza e comportamento humano. Segundo esta teoria, o desenvolvimento de uma pessoa processa-se ao longo de um intervalo contínuo de uma situação de imaturidade para uma situação de maturidade.

Leia o texto completo aqui.

8 – Quais tipos de conflitos podem surgir no ambiente de trabalho?

Para que haja de fato um conflito no ambiente de trabalho é necessário que ambas as partes tenham consciência de sua existência. Isso significa que, muitas vezes causado por ideias distintas, o conflito está diretamente relacionado à percepção e pode ter diferentes tipos de consequências e graus de intensidade diferentes.

Embora pareça algo ruim, os conflitos podem ser produtivos para o desempenho das tarefas dentro do ambiente de trabalho. Na convivência grupal, eles são inevitáveis e até mesmo necessários.

Leia o texto completo aqui.

9 – Competências estratégicas

Ser estratégico pode significar algo diferente de agir estrategicamente. O último relaciona-se mais com o que fazemos e o primeiro relaciona-se mais com o que somos capazes de fazer. Em termos de “o que somos capazes de”, uma visão sobre “competências estratégicas” se torna uma perspectiva interessante.

Leia o texto completo aqui:  aqui.

10 – Mindset digital: o que é e por que todas as empresas precisam entender

Mindset digital é um termo que ainda gera dúvidas em profissionais de RH e de outros setores de uma empresa.  A nova Era Digital trouxe desafios e mudanças para todos os profissionais, não importa a área de atuação. Aprender a lidar com a transformação digital e com este mundo de informação envolve uma adaptação do pensamento.  O mindset digital é justamente a reconfiguração da mentalidade das pessoas diante dessa nova realidade.

Leia o texto completo aqui.

Sentiu falta de algum assunto? Compartilhe aqui nos comentários o que você gostaria de saber mais no nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *