Estratégia de desenvolvimento

Conhecemos a realidade de cada organização e seus participantes

Uma tarefa muito árdua das empresas ao desenvolver programas de desenvolvimento para seus colaboradores é prever ações que, de fato, sejam condizentes e aplicáveis a realidade dos participantes.

E, mais do que isto, que de fato gerem resultados para o negócio.

O programa de desenvolvimento pode ser composto por módulos que se destinam a partir da integração na cultura da empresa

Uma pesquisa realizada pelo MDI (Management Development Institute) afirma que apenas 15% dos participantes de um treinamento aplicam com sucesso os aprendizados de sala no dia a dia. Há ainda aqueles que tentam aplicar apenas uma única vez e, por não conseguirem ou não obterem resultados imediatos, acabam desistindo (70%). A pesquisa mostra também que isso acontece porque, ao voltar para a rotina de trabalho, muitas vezes o participante não encontra o suporte necessário que garantam esta aplicabilidade.

Baseando-se em dados como estes, a Duomo Educação Corporativa elabora programas de desenvolvimento compostos por etapas segundo a metodologia 6 D’s[1]. Com isto, aumenta-se e muito a probabilidade da aplicação e incorporação dos temas tratados nos treinamentos.

Conheça como aplicamos esta metodologia aos nossos trabalhos:

A primeira etapa de um programa de desenvolvimento de sucesso é conhecer a realidade de cada organização e seus participantes. A partir de um diagnóstico detalhado, define-se conjuntamente com a empresa quais serão os objetivos a serem atingidos. Estes objetivos não são apenas objetivos de desenvolvimento e sim, prioritariamente, objetivos de negócio. A pergunta-chave aqui é: quais problemas do negócio serão resolvidos com este programa? Só a partir disto estabelecido é que iremos customizar todas as ações.

E a preocupação com resultados vai muito além. Para garantir o entendimento dos objetivos e dos conteúdos em sala pelos participantes, o método utilizado também é diferenciado. Os workshops são pensados para garantir um alinhamento conceitual entre os participantes e, principalmente, leva-los a perceber seus principais gaps individuais. Após o aumento desta autoconsciência o participante recebe ferramentas para sanar estes gaps e para construção de um plano de ação que facilite a aplicação no seu dia a dia.

Aprendizado muito além da sala de aula!
Após os workshops, prevemos etapas que apoiarão a prática do aprendizado. Para esta transferência, utilizamos uma ferramenta chamada PAR ( que consiste em: definição de um plano de aplicação de alguns temas vistos durante o treinamento. No de execução deste plano, o participante é assistido pelo seu gestor e pela equipe da Duomo Educação Corporativa. Dentre as ações de apoio realizadas podemos citar: coaching, team coaching, fórum de práticas, encontros de lessons learned entre outras.

A última etapa é a mensuração dos resultados. Através dos dados levantados durante o processo de transferência e apoio do aprendizado é possível avaliar a eficácia do programa e os ganhos reais não apenas para o treinando, como para toda a organização. Aí se avalia se as metas de negócio, estabelecidas na primeira etapa, foram atingidas ou não. Em outras palavras, se o programa obteve êxito ou não!

Conte com a Duomo Educação Corporativa para desenvolver uma experiência completa de aprendizado para sua empresa!

[1] Baseada no livro 6Ds – As seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócios, de Wick, Pollock e Jefferson.

Os participantes são acompanhados por um profissional de coaching, como o objetivo de aumentar potencialmente a aplicação do aprendizado nos treinamentos, gerando resultados significativos para o negócio.

Processo individual de alta eficácia que estimula as pessoas atingir resultados mais significativos e gratificantes na vida profissional, por meio do autoconhecimento, aprendizagem e aprimoramento do desempenho.

Levantar as percepções dos pares, colaboradores, diretos e chefia, assim como a autoavaliação dos pontos fortes e a desenvolver, relacionados ao papel de gestor de equipe.

O grande desafio do aprendizado é engajar as pessoas na nova prática, por isso a gamification garante a disciplina que auxilia na formação de novos hábitos.

Como fazer com que as pessoas pratiquem os procedimentos e as atitudes esperadas no dia a dia? A gamification resolve esta questão.

Esta ferramenta está composta por dois blocos de análise (Liderança e colaboradores) e gráficos comparativos que apontarão a distância que a empresa se encontra entre um perfil digital x tradicional, em diversos aspectos que caracterizam estes dois cenários.

Apresentar a metodologia de Design Thinking, suas principais ferramentas e capacitar os participantes a iniciar seu uso em suas funções.

Apresentar conceitos, metodologias e ferramentas contemporâneas para o planejamento estratégico empresarial, capacitando os participantes para o planejamentos de suas unidades ou para contribuírem com o planejamento da corporação.