Competências de alta performance

Cenários de alta competitividade desafiam a capacidade de gestão das organizações

Cada vez mais, cenários de alta competitividade desafiam a capacidade de gestão das organizações

E naturalmente, exigem de seus colaboradores novas competências técnicas e comportamentais necessárias para a sustentabilidade de suas operações.

As empresas estabelecem competências para melhorar a qualidade de contratação e, posterior, nos desenvolvimentos destes talentos

Em geral, as empresas estabelecem competências para melhorar a qualidade de contratação e, posterior, nos desenvolvimentos destes talentos. Durante o percurso do colaborador na organização, algumas destas competências serão tidas como obrigatórias e fundamentais para o desempenho de suas atribuições. Outras precisarão ser desenvolvidas e/ou aprendidas para que o colaborador atinja melhores resultados.

Após as competências estabelecidas a organização precisa responder algumas questões para identificar se há possíveis ‘gaps’ de competência em seus colaboradores.

  • Quais são os tipos de competências necessárias para realizar determinada função de forma adequada?

  • Qual é o nível de competência exigido de cada colaborador em determinada função?

  • As competências individuais estão alinhadas com as competências organizacionais?

  • O que o mercado está exigindo e que os colaboradores ainda não estão prontos para realizar?

A resposta para essas perguntas é o que chamamos na Duomo Educação Corporativa de Definição de Competências para Alta Performance, que muitas vezes exigirá uma ação da área treinamento e desenvolvimento.

Ao aplicar um programa ou uma ação de treinamento pontual de desenvolvimento de competências, levamos em consideração a visão, missão e valores da empresa, os aspectos da sua cultura, o planejamento estratégico organizacional e as exigências do mercado. O resultado é um programa personalizado e focado no crescimento dos talentos e, consequentemente, no desenvolvimento da organização.

Com uma ampla gama de empresas atendidas, a Duomo Educação Corporativa oferece múltiplas estratratégias para  o desenvolvimento de competências para alta performance, destinadas a todos os níveis de gestão (presidentes e vice-presidentes, CEOs, diretores, gerentes, coordenadores e supervisores) e colaboradores em geral (cargos operacionais, assistentes, analistas e jovens talentos – trainees, estágios e potenciais gestores),  todos  desenvolvidos a partir da realidade e necessidade de cada empresa. O resultado é um programa personalizado com foco na aplicabilidade do conteúdo a rotina para garantir o crescimento dos colaboradores e, consequentemente, o desenvolvimento da organização.

Precisando desenvolver competências para aumentar a performance de sua equipe? Conte com a Duomo Educação Corporativa.

Um método transformador que prepara o profissional para ser mais inteligente emocionalmente, corajoso, protagonista e com energia liberada para ser o seu melhor.

Resgatar o que há de mais genuíno nas pessoas: emoções, valores e capacidade de se expressar com honestidade de forma a gerar entendimento e com isso obter resultados muito mais eficientes nas organizações e nas relações pessoais.

Entender a importância do uso permanente do feedback como ferramenta do desenvolvimento dos colaboradores e instrumentalizá-los para que possam dar feedbacks corretamente.

Tornar a gestão do desempenho mais objetiva e representativa da realidade, compreendendo-a como prática de gestão de pessoas e de desenvolvimento profissional.

Desenvolver competências de comunicação para construir relações interpessoais mais maduras e produtivas, gerando resultados mais eficazes para organização.

Desenvolver competências comportamentais e técnicas de empreendedorismo, potencializando a melhoria de processos e a criação de novos produtos, para que a empresa obtenha resultados mais eficazes.

Proporcionar conhecimentos essenciais para que os colaboradores possam exercer influência positiva no contexto organizacional para o alcance dos resultados.

Gerar condições para uma autoanálise mais realista sobre o quão próximo cada um está atuando em relação à expectativa atual da empresa sobre esta função.

Preparar os colaboradores para atuarem como multiplicadores de treinamento. Estimulando-os a utilizarem formas mais eficientes de desenvolvimento por meio de metodologias e atitudes adequadas.

Auxiliar no processo de comunicação e técnicas de apresentação (para qualquer situação) para maior efetividade e produtividade no dia a dia.

Preparar mentor e mentorado para atuarem de forma efetiva e colaborativa durante o processo de mentoring, atingindo os melhores resultados.

Estimular os profissionais a pensar e se apropriar de suas carreiras, para que busquem desenvolvimento e sejam profissionais ávidos por novos desafios.