Resiliência: porque desenvolvê-la é essencial para ter melhor produtividade no trabalho e na vida pessoal

Blog

Duomo Educação

Postado 11/01/2019

Confiras as 4 principais características desenvolvidas pelas pessoas resilientes e como ajudam a melhorar a vida

Com tantas informações circulando e mudanças rápidas, é comum qualquer pessoa chegar no fim do dia com uma sensação de cansaço ou até ter perdido o equilíbrio emocional em alguma situação de cotidiano. Pode ser uma discussão banal no trânsito, uma resposta mais ríspida porque o chefe pediu uma tarefa que não estava na sua lista de prioridades  ou até mesmo um desconforto ao entender que alguém não foi tão amoroso ou sutil com você como gostaria. Pensamentos pessimistas começam a surgir e, muitas vezes, a insegurança passa a ter liberdade para agir com mais força e até é comum desistir de algo que é importante sem você se dar conta.

Mas pessoas resilientes não passam por esse tipo de situação com tanta frequência. Para a consultora aqui da Duomo Educação Corporativa Mari Martins a resiliência pode ser resumida como: “ aguentar o tranco e ainda aprender com a situação.” Parece difícil, mas a boa notícia é que qualquer ser humano pode aprender a ser resiliente. É uma habilidade que é desenvolvida com os treinamentos e direcionamentos corretos.

Veja quais são as principais características desenvolvidas por pessoas resilientes:

Inteligência Emocional

A inteligência emocional ajuda na hora de lidar com a raiva e transformar o lado negativo deste sentimento em uma energia propulsora. Para isso, é importante identificar os mecanismos e gatilhos disparadores. Isso ajuda a gerenciar a usar as emoções a seu favor trazendo um olhar mais racional para qualquer situação do cotidiano. Ao não deixar as emoções influenciarem as decisões, abrem-se mais possibilidades de soluções para um problema.

Assertividade

Ser assertivo é saber estabelecer limites e buscar soluções respeitosas para todos os envolvidos na situação. Ao respeitar a si, as necessidades pessoais e também as dos outros, a comunicação fica mais clara e os desconfortos menores. Dizer não quando você não quer ou pode assumir um novo projeto faz parte disso. Mas, além do “não”, com assertividade é possível apresentar alternativas para que necessidade do seu gestor seja também atendida, neste caso. Todos ganham.

Relacionar objetivos de vida com valores pessoais

Ter certeza do caminho que está seguindo e dos motivos que leva você para aquele lugar dá motivação para superar qualquer obstáculo. Pedras viram degraus. Ao reconhecer os valores que são importantes para você, essa caminhada fica mais tranquila e as decisões mais coerentes com o que você acredita, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.

Otimismo 

Conseguir olhar para o lado positivo, inclusive de situações ruins, amplia a capacidade de encontrar soluções para um problema. Ao ter também certeza que existe sim uma solução e que o resultado final será bom, o estresse diminui, assim como as angústias do processo de buscar as alternativas corretas.

Ao desenvolver essas características e se tornar uma pessoa resiliente você dorme com a certeza que amanhã será ainda melhor. Aqui na Duomo Educação Corporativa temos o programa “Lively” focado justamente nisso. A partir da experiência positiva de todos os participantes é possível perceber que ser resiliente é a solução para viver no mundo VUCA. Se você quer aprender ainda mais sobre esse assunto, faça aqui o download gratuito do nosso ebook “Resiliência : a chave para produtividade”.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *