Os desafios de treinamento e desenvolvimento de jovens talentos

Blog, Transformação digital

Duomo Educação

Postado 15/04/2018

Como preparar novos líderes para a gestão de pessoas

Um dos sonhos mais comuns dos colaboradores é a promoção. Mas, virar gestor é uma mudança significativa de carreira, que precisa ser consciente. Especialmente no caso de jovens talentos. O foco deixa de ser a tarefa em si e o campo de atuação e vira a gestão, especialmente de pessoas. Isso impacta no grau de satisfação pessoal do novo líder, assim como no dos colaboradores da equipe.

Qual o papel da área de treinamento e desenvolvimento de jovens talentos?

Colaborar é diferente de influenciar. Por isso, a área de treinamento T&D tem papel fundamento no entendimento desse processo, especialmente na fase de transição.

É preciso avaliar se o profissional gosta de pessoas e tem o perfil para liderar uma equipe. Assim, priorizar o desenvolvimento de técnicas de gestão de pessoas para que exista um bom relacionamento entre o líder e sua equipe.

Quando assume uma função de gestor, a pessoa saiu da zona de conforto e não tem ideia de como os colaboradores vão reagir na mesma função que ele desempenhava antes. Dessa forma, corre o risco do novo gestor querer ir para a operação e dedicar boa parte do tempo na execução. Ou ele vai lá e faz o trabalho ou ele diz para a equipe como é para fazer. Começa a faltar tempo e sobrar trabalho.

Se esse comportamento vira um hábito, alguns colaboradores podem ficar incomodados com a falta de autonomia. Isso gera insatisfação e alguns conflitos até desnecessários. O resultado imediato é a desmotivação. Da mesma forma, outros colaboradores podem se acomodar. Ao perceber que o gestor assume a tarefa, passam a transferir questões que poderiam resolver para o superior.

Se você quer preparar líder para a primeira gestão, conheça o programa de desenvolvimento de jovens talentos da Duomo Educação. É composto por módulos que buscam a integração na cultura da empresa, desenvolvimento pessoal, desenvolvimento de competências da organização ou as responsabilidades específicas das organizações que estão sendo preparado para conceitos e práticas de gestão de carreira. Entre em contato conosco.

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