O que é inovação disruptiva?

Blog

Duomo Educação

Postado 03/01/2019

Inovação disruptiva não é um movimento, mas sim um produto ou serviço mudar o mercado em que atua.

Após uma série de conteúdos produzidos sobre inovação no mercado, um novo termo vem aparecendo com frequência nos jargões das empresas: inovação disruptiva.  Isso é um produto ou serviço que tira os líderes de mercado desta posição e cria um novo cenário. Em geral acontece ao atender uma necessidade de um público que não tinha acesso a esse mercado. Essa mudança cria um novo comportamento e desestabiliza a concorrência.

O termo inovação disruptiva foi criado pelo professor de Harvard Clayton Christensen e foi usado pela primeira vez em 1995, no artigo Disruptive Technologies: Catching the Wave. A inspiração veio do conceito de “destruição criativa”.

A inovação disruptiva não é uma inovação mais radical. É importante entender que qualquer empresa, mais cedo ou mais tarde,  terá que lidar com a entrada ou lançamento de algum outro produto ou serviço que provoca a disrupção de um jeito já consagrado de fazer um negócio. O principal ponto é estar sempre à frente das tendências para que a sua empresa lidere essa mudança e não fique para trás.

Apenas inovar não é a chave para o desenvolvimento. Ao contrário, as contas precisam ser pagas. E para que a inovação disruptiva acontece de forma eficaz, é preciso que seja equilibrada. Isso é esboçar uma estratégia personalizada de inovação, que considere a realidade de seu negócio. É preciso dar um passo de cada vez.

Nesse processo, a inovação precisa ser profissional. Ao planejar as etapas e investir em um longo prazo é possível alcançar o resultado desejado a longo prazo.  Ideias custam pouco, mas validar e executar uma boa ideia não é tão barato assim, ao contrário.

Se você deseja inserir sua empresa de vez na transformação digital e entender na prática o que é inovação disruptiva entre em contato conosco.

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *