O líder com mindset digital: cinco chaves decisivas para desenvolver

Blog, Transformação digital

Duomo Educação

Postado 27/06/2018

A liderança na era digital precisa proporcionar segurança para os colaboradores e tomada de decisões com coerência e rapidez

A transformação digital gerou mudanças que vão além da tecnologia. A liderança na era digital também precisa se adaptar a essa nova realidade.  Com um mindset digital, o líder precisa entender como a tecnologia impacta a vida do consumidor final e também dos seus colaboradores.  A era digital exige a análise de cenário frequente e a atualização do modelo de negócios de acordo com as mudanças do mercado. É preciso estimular rotinas criativas para o time e práticas que viabilizem ações inovadoras.

Um líder com mindset digital tem papel fundamental nas projeções e na tomadas de decisões do negócio proporcionando segurança para todos os colaboradores.  Um estudo da Revista Forbes com executivos de grandes empresas focadas em transformação digital identificou cinco dimensões essenciais para um líder desenvolver esse mindset digital:

1) Empoderar as pessoas

O líder deve dar a visão de como a empresa pode crescer nesta era de transformação digital apoiando a iniciativa dos colaboradores. Estimular as outras pessoas da equipe a colocarem em prática suas ideias faz parte desse processo de empoderamento.

2) Deixar o controle total

Outro passo importante é apresentar possibilidades seguras para que colaboradores sintam-se a vontade para buscar os resultados. Nesse caso, manter regras rígidas e burocráticas não faz sentido. Outros líderes tomarão as decisões diante de opções viáveis. Delegar é a chave.

3) Ser a ponte entre o antigo e o novo

Os líderes com mindset digital percebem o que deve ser mantido de padrões antigos e fortalecem a base para as novas ideias. Neste sentido, os conflitos internos são administrados com eficácia proporcionando mais estabilidade no processo de mudança.

4) Confie em dados e na sua intuição

No meio de tantas opiniões divergentes, o líder deve confiar na sua intuição e nos dados de mercado. Encontrar esse equilíbrio auxilia em processos de mudanças rápidas e constantes.  As pesquisas indicam tendências, mas a interpretação faz o filtro do que será viável ou não para o momento da empresa.

5) Ser cético, mas manter a mente aberta

Experimentar novas ideias e fazer testes é importante no desenvolvimento de novas habilidades de toda a equipe. Porém, é necessário ter cautela e planejamento para passar segurança e garantir a sustentabilidade dos resultados.

A liderança na era digital envolve desafios constantes. Saber lidar com mudanças e uma significativa quantidade de informações é decisiva para quem deseja seguir crescendo em cargos gerenciais. Para se aprofundar ainda mais nesse processo, faça o download gratuito do nosso e-book com os resultados mais recentes da pesquisa “mindset digital” (clique aqui). Conheça também nossos treinamentos e soluções focados em transformação digital.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *