Networking e diversidade nas empresas

Blog

Duomo Educação

Postado 18/01/2019

Porque criar bases de relacionamento com perfis diferentes fortalece a visão de mundo dos colaboradores

Cada ser humano tem uma história diferente. Isso acontece porque o contexto, as experiências e, naturalmente,  os pontos de vistas variam proporcionalmente a cada realidade. A troca dessas visões é o que enriquece as conversas e favorece o encontro de soluções inovadoras dentro de empresas. Neste sentido, estimular um networking diversificado dentro e fora da organização é uma das chaves para fortalecer a visão de mundo dos colaboradores, que vão trazer isso para as discussões corporativas em um longo prazo.

Nesse caso, a diversidade vai além da aparência. É comum empresas que se consideram abertas a diversidade priorizarem na contração de novos profissionais com perfis físicos variados. Porém, não é isso que é diversidade na prática. O que faz a diferença é justamente a multiplicidade de modelos mentais e ideias para que efetivamente as trocas de conteúdo fiquem mais ricas.

Em seguida, aparece mais um desafio. Para que essa diversidade aconteça, não basta também trazer pessoas com pensamentos e perfis físicos diferentes para empresa. Um dos papeis fundamentais da área de Recursos Humanos é preparar a cultura organizacional para que seja inclusiva realmente. As pessoas precisam aprender não apenas a aceitar o diferente, mas a considerar esse diferente nas decisões. Com práticas que estimulem a empatia, os relacionamentos dos colaboradores melhoraram bastante neste sentido, já que todos ouvem uns aos outros e demonstram isso.

Outro ponto decisivo neste processo é a quebra de vieses inconscientes. São atitudes ou estereótipos que afetam a compreensão, ações e decisões individuais sem que o ser humano se dê conta disso. Esse é um mecanismo do cérebro que pode e deve ser controlado. Ao assumir a responsabilidade de pensar antes de tomar uma decisão porque está ciente da existência do viés inconsciente, o colaborador questiona sua escolha antes de compartilhar. O ciclo automático se rompe e as decisões são tomadas com mais precisão e confiança.

Em resumo, o networking dentro e fora da empresa de cada colaborador pode e deve ser mais diversificado. Isso fortalece uma visão de mundo mais inclusiva e aberta a novidades e possibilidades, o que é essencial para a inovação e transformação digital.  As empresas podem estimular isso a partir da cultura organizacional, criando uma diversidade não só física, mas de pensamentos entre os profissionais de cada equipe desde a fase de contratação. Fortalecer a empatia e ter consciência que vieses inconscientes interferem nas decisões também ajuda nesse processo.

Aqui na Duomo Educação Corporativa temos treinamentos, workshops e outras soluções específicas e personalizadas para a realidade de cada empresa que consideram cada um desses pontos. Quer estimular a diversidade? Entre em contato conosco.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *