Métodos ágeis: das áreas de TI para o restante da organização

Blog, Transformação digital

Duomo Educação

Postado 09/04/2018

Metodologia de TI reduz os erros de processos e acelera os resultados em outras áreas da empresa, como gestão de projetos.

Entrega de valor, eficiência, segurança e assertividade. Esses são alguns dos principais objetivos de gestores que decidiram adotar os métodos ágeis em suas áreas. As metodologias mais utilizadas são: scrum, continuous delivery e test triven development. Na busca por inovação, o paradigma sobre a pressão do tempo mudou. A agilidade surge como necessidade de verificar os resultados durante o desenvolvimento de determinada tarefa para aprender e corrigir o caminho de forma rápida economizando tempo e desgaste no relacionamento entre os colaboradores e líderes.

Os métodos ágeis nasceram na área de TI. Desenvolvimento ágil de software não é algo simples de fazer. Tem que ter muita paciência e até mudança de cultura na empresa para isso acontecer. Mas, funcionou. E o modelo passou a ser usado por equipes de outros segmentos, especialmente em áreas de gestão de projetos. Levantamento da consultoria norte-americana Gartner prevê que, até o final de 2018, três em cada quatro empresas de TI estarão utilizando metodologias ágeis de trabalho.

Empresas que aderem aos métodos aceleram o ritmo de produção e conquistam mais resultados com menos falhas durante o caminho. Mas, para isso acontecer, as paredes entre departamentos são derrubadas e as equipes têm que ser multidisciplinares. Os colaboradores devem ser autônomos e cada um é responsável pelo seu trabalho e resultado. Representantes de todas as áreas necessárias para que aquela tarefa seja desenvolvida com qualidade participam em sintonia durante todo o processo. O líder é parte do time e passa a dividir responsabilidades e decisões com a equipe.

Confira alguns métodos ágeis já usados por empresas:

Scrum

Um dos mais conhecidos. Os projetos são divididos geralmente em ciclos mensais chamados de sprints. Cada um tem tarefas para serem executadas dentro de um período de tempo específico. Reuniões diárias e breves, que, muitas vezes acontecem até em pé, servem para resumir o andamento das atividades. Um quadro com post-its destaca as tarefas, quem é o responsável por ela, e ordem dos ciclos para que todos acompanhem em tempo real. Foco na evolução contínua e melhoria da produtividade dos colaboradores

Continuous Delivery

Nesse caso, a entrega de resultados é constante, sem estabelecimento de prazos específicos

Integração Contínua

Os colaboradores integram seus trabalhos com frequência, como já diz o nome. Reduz os problemas de relacionamento, pois o processo é diário.

Pair Programming

Técnica de desenvolvimento em que, originalmente, dois programadores trabalham juntos em uma mesma
estação de trabalho. Fora da área de TI, a ideia é juntas dois colaboradores.

Test Driven Development

Ciclo curto de repetições com pequenas interações. Antes de executar determinada tarefa, é necessário escrever as etapas que serão implementadas para depois fazer.

Se você deseja saber mais sobre como desenvolver habilidades específicas para implementar os métodos ágeis em sua empresa, entre em contato conosco.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *