Gamificação nas empresas acelera o aprendizado dos colaboradores

Blog, Transformação digital

Duomo Educação

Postado 21/03/2018

O uso de games complementa o treinamento empresarial e aumenta a motivação da equipe

Gamificação é um termo que está bem popular na internet. Já foi cientificamente comprovado que a diversão é uma das formas mais fáceis de mudar para melhor o comportamento das pessoas. A sensação de prazer instiga no ser humano a cooperação e a competitividade. Por que então seria diferente no ambiente de trabalho? Não é. Por isso, empresas de diferentes tamanhos e segmentos já tem usado a metodologia para complementar o tradicional treinamento empresarial.

Mas, qual é o significado de gamificação exatamente?

Para o especialista e consultor Lisandro Gaertner, a gamificação é a utilização de elementos de jogos com pontuações ou batalha de rankings em situações reais para modificações de comportamento de indivíduos e grupos. Transforma tarefas e ações reais em mecânicas de jogos.

A gamificação funciona bem é para complementar ou substituir treinamentos empresariais tradicionais onde os erros não causam impacto significativo ou geram prejuízo para a empresa.

De acordo com um relatório da empresa global de pesquisa Markets and Markets, a estimativa é que, até o final de 2018, a gamificação gere mais de 5 bilhões de dólares no mundo todo. Isso mostra como a metodologia está funcionando e alcançando novos mercados.

Por que utilizar gamificação em suas ações de desenvolvimento?

Os Recursos Humanos de algumas organizações que adotaram a gamificação perceberam mais interesse dos funcionários pelo processo de aprendizagem e engajamento nas atividades. A competição saudável faz parte da natureza humana e estimula o desejo de superação, tanto ao próximo como a si mesmo.

Ao atingir um determinado objetivo no jogo, o sentimento de conquista é ativado. Esse é um estímulo decisivo para que o participante continue engajado e interessado nas próximas etapas. E, no caso da empresa, esse próximo passo pode ser a tarefa nova que o funcionário irá desempenhar mais motivado.

Na gamificação também é possível avaliar os resultados com precisão funcionando também como um termômetro para os gestores. Em geral, a interação entre a equipe, quando o jogo é em grupo, aumenta. A partir dos comentários sobre desempenhos e tarefas. As conversas contribuem para a melhoria do fluxo de trabalho, já que, envolvem questões que tem relação direta com uma situação real da empresa.

Se você quiser saber mais como gamificação pode auxiliar o sua empresa a opter mais resultados? Entre em contato conosco.

Aqui na Duomo Educação Corporativa oferecemos treinamentos e cursos com auxílio de gamificação suas ações de desenvolvimento.

 

Comentários

Um comentário sobre “Gamificação nas empresas acelera o aprendizado dos colaboradores

  1. Acredito que os Games tem um grande potencial na aprendizagem, tanto nas escolas e Universidades, quanto nas Empresas como forma de treinamento e aperfeiçoamento, embora muitas pessoas não tenham um perfil de competitividade e preferem não travar batalhas, mesmo que sejam em jogos, ainda assim os jogos virtuais aprimoram nossas habilidades e nos dão um sentimento de conquista, mesmo que perdendo, somos estimulados a querem aprender mais e a melhorar nossas expectativas e eficácias em nossas ações. Ainda mais quando os games são projetados no ambiente e temas atrativos de acordo com sua atividade.

    Parabéns pela postagem!
    Atte.
    Miguel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *