Desenvolvimento de jovens talentos na prática. Como construir as lideranças do futuro.

Blog

Duomo Educação

Postado 02/09/2018

Conheça conceitos e ferramentas essenciais de gestão de pessoas para jovens talentos

Grandes empresas investem nos seus talentos. IBM, Xerox, Nestlé e Accenture são apenas algumas das organizações de sucesso que tiveram CEOs que começaram na mesma empresa como estagiários. Naturalmente, esses colaboradores mostraram habilidades específicas e buscaram essa posição internamente. Mas, estimular o desenvolvimento de jovens talentos é uma forma de garantir a ascensão dos seus profissionais, sem ser necessário buscar fora.

Um bom programa de desenvolvimento de talentos foca na integração com a cultura da empresa e no desenvolvimento pessoal. Ao identificar quais são as habilidades necessárias para desempenhar funções importantes alinhadas com o negócio da empresa, os estagiários e trainees são estimulados a assumirem responsabilidades de acordo com os objetivos corporativos e pessoais. Dessa forma, também estão sempre motivados por propósitos e pelos valores da empresa.   

Nesse processo, alguns treinamentos são oferecidos para apresentar os conhecimentos sobre liderança, influência sem autoridade, trabalho em equipe, gestão da mudança e de conflito, intraempreendorismo, gestão de carreira, comunicação, técnicas de apresentação e outras informações que são fundamentais para o desenvolvimento dos jovens dentro da empresa. Ao conhecer com clareza esses conceitos, o estagiário ou trainee identifica o que precisa fazer para crescer internamente.

Outra técnica importante é a mentoria. Profissionais mais experientes orientam e trabalham em conjunto com os novatos do time. Além de estabelecer metas, o mentor avalia constantemente o trabalho do mentorado. É uma troca positiva de conhecimentos que gera excelentes resultados para a empresa.

É também importante proporcionar experiências práticas da cultura e do funcionamento real da organização.  Por isso, os estudos de caso são uma forma eficiente de estimular a busca por soluções. Criar experiências e vivências corporativas para os jovens talentos, como participação em reuniões importantes, são outras formas de auxiliar no amadurecimento da visão estratégica desses jovens.  

Pensando em todas essas etapas, aqui na Duomo temos programas de desenvolvimento de jovens talentos que misturam teoria e prática. O tempo de duração varia de acordo com os objetivos, competências a serem desenvolvidas e das estratégias de desenvolvimento adotadas no processo. Em geral, duram entre dois meses ou um ano. Caso queira investir nesta solução, entre em contato conosco http://duomoeducacao.com.br/contato/ .

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *