Curso aberto – Vieses Inconscientes: conhecer e desafiar os vieses inconscientes em prol de um ambiente mais inclusivo

Blog

Duomo Educação

Postado 12/09/2018

Para quem se destina o curso?

Profissionais – homens e mulheres de diferentes etnias, gêneros, culturas e ideias que desejam conhecer e desafiar os vieses inconscientes em prol de um ambiente mais diverso e inclusivo.

Contexto

A partir do século XVIII as mulheres começam a questionar os padrões sociais e a rigidez dos papéis de gênero na sociedade. Desde então, cria-se espaço para transformação. O homem já não tinha muito o que reivindicar, então, assegurado por seus privilégios, ficou como expectador no que durante as revoluções proporcionadas por esse movimento.
Hoje, homens e mulheres estão lado a lado. Chegam às instituições educacionais, política, empresas… E, elas estão cada vez mais conscientes do seu poder pessoal e capacidade de ocupar espaços na sociedade.
Além do movimento de empoderamento feminino, estamos presenciando outras mudanças relacionados à diversidade e inclusão, tais como: etnia, gênero, PCD, conceituais e culturais. Quando falamos em diversidade e inclusão, nos referimos à minorias que desejam participar mais ativamente das instâncias de decisão das organizações. Ou simplesmente sentir-se autoconfiantes nas posições que ocupam, independente do cargo ou liderança, protagonizando a construção desses ambientes.
Para que isso aconteça, é necessário trabalhar aspectos tanto culturais quanto pessoais, oportunizando a identificação e confronto de forma direta e explícita dos vieses inconscientes e como estes impactam na autopercepção e decisões diárias.
Todos podem encontrar espaço para entender os acontecimentos e saber como se localizar nesse processo histórico, de modo a tomar seus próprios posicionamentos e decisões. Mas, nesse caso, não com um olhar ingênuo, e sim com a consciência de quem pode se conhecer e reconhecer em todos os níveis, do interno ao externo.

Juntos, podemos criar uma transformação verdadeiramente inclusiva.

 

O que esperar do curso:

Identificar e confrontar de forma direta seus vieses e como estes impactam em suas decisões diárias.

Saber distinguir os processos culturais dos individuais no cenário atual de trabalho;

Promover a conscientização e engajamento no tema diversidade e inclusão

Conteúdo trabalhado:

  • Contextualização histórica para que os participantes possam entender o quanto a cultura patriarcal influencia o nosso pensar, sentir e se comportar;
  • Exercícios de autoconhecimento: de cara a cara com os seus próprios vieses;
  • Explicações neurocientíficas da formação dos vieses inconscientes;
  • Principais vieses: afinidade, percepção, confirmatório, efeito halo e efeito de grupo;
  • Aplicação da aprendizagem: mudança de atitude e comportamento em momentos decisivos, como seleção de novos candidatos, promoções, delegação de projetos importantes, relacionamento no dia a dia;
  • O que os profissionais, empresas e o mundo têm a ganhar?

O que você precisa saber:

Local: Rua Padre Anchieta, 2285 – Sobreloja – Curitiba – PR

Data: 11/10/2018

Duração: 8 horas

Horário: das 09 às 18 horas, com pausa de 1 hora para o almoço*

Investimento: R$ 500,00 pagos via depósito bancário ou transferência bancária.

*Almoço não incluso no investimento.

Faça sua inscrição aqui:

Inscrição – curso vieses inconscientes

Quem é a instrutora?

Mari Martins é psicóloga e bióloga, especialista em Psicodrama Terapêutico e Pedagógico, em Terapia Cognitiva (Instituto de Terapia Cognitiva) e mestre em Genética Humana. Master Coach certificada pelo ICI – Integrated Coaching Institute (Los Angeles/EUA), ICF – International Coach Federation (80 horas) e pela ABRACEM – Associação Brasileira de Coaches Executivos e Empresariais. Possui mais de 3.000 horas de condução de processos de coaching com gestores de diferentes níveis hierárquicos: presidentes, vice-presidentes, diretores, gerentes e coordenadores. Autora, coautora e instrutora de programas de desenvolvimento de liderança, de liderança coach e coaching de grupo.

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *