Comunicação não violenta para atingir melhores resultados em empresas de forma engajadora

Blog, Transformação digital

Kelly Gomes

Postado 07/03/2018

Entenda a necessidade de comunicação de cada profissional de sua empresa.

Conviver e se comunicar diariamente com empatia por pelo menos 8 horas com pessoas engajadas em buscar melhores resultados para uma empresa sem conflitos é um desafio. A Comunicação Não Violenta (CNV) tem como objetivo melhorar essa situação. Separar um sentimento de uma opinião ou diferenciar estratégias corporativas de necessidades nem sempre é fácil. Muitas vezes, um pedido, dependendo da forma como é colocado, pode ser entendido como uma exigência ou até uma ameaça.  E, aos poucos, a equipe deixa de engajar, perde o gás e a motivação para fazer o melhor trabalho.

A necessidade de comunicação existe em qualquer área da vida. Em um ambiente empresarial não podia ser diferente. Quando as pessoas se comunicam com críticas pouco construtivas, acusações, provocações, isso indica, na verdade, sentimentos de estresse, frustração e desmotivação. O impacto na produtividade é imediato. Foi de olho nessas questões que a Comunicação Não Violenta surgiu.   Nesse processo desenvolvido por Marshall Rosenberg, a partir de pesquisas contínuas,  predomina o entendimento de qual necessidade está ou não sendo atendida e as possíveis  estratégias utilizadas.

O principal  objetivo é resgatar o olhar neutro dos fatos, os sentimentos, necessidades, valores, estratégias e capacidade de cada pessoa se expressar com transparência e naturalidade. Ao expor as emoções e necessidades de forma clara e consciente e se colocando no lugar do outro, a comunicação foca em um resultado, conexão e engajamento.

Benefícios imediatos da Comunicação Não Violenta no desempenho de empresas:

– Resultados mais eficientes nas organizações e nas relações pessoais.

– Aumento da resolução de conflitos.

– Melhoria na comunicação da empresa.

– Relações mais significativas entre as pessoas, gerando uma convivência mais agradável e harmônica.

– Maior motivação e engajamento dos funcionários em desempenhar suas tarefas

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