Como usar as bases de poder para aumentar a influência da sua liderança

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Duomo Educação

Postado 22/10/2018

Um bom gestor sabe o que é necessário para exercer sua influência em cada situação

Liderança não é um dom que necessariamente a pessoa tem desde que nasceu.  Liderança é uma característica que pode ser aprendida e desenvolvida ao longo da trajetória profissional.  Liderar tem relação direta com poder e influência. No latim, a palavra poder significa “capacidade de”. Naturalmente, liderança tem a ver com a capacidade de uma pessoa influenciar outras dentro de uma empresa.

Mas no que esses líderes se baseiam para influenciar o comportamento dos outros colaboradores? Algumas teorias explicam como uma pessoa pode exercer influência sobre outras por meio de sete bases de poder:

1 – Poder Coercitivo

Apesar do nome polêmico, tem a ver com a capacidade do gestor de aplicar uma consequência quando alguém da equipe apresenta um desempenho diferente do que tinha sido acordado. É positivo quando uma pessoa vem tendo um comportamento inadequado com frequência dentro da empresa, mesmo depois de ter sido alertada. Nesse caso,  um incômodo concreto gera um estímulo que faz esse colaborador decidir mudar sua postura ao perceber com clareza que aquele tipo de comportamento não é mais tolerado. Essas consequências devem ser respeitosas, sem expor ninguém a situações constrangedoras. Pode ser uma advertência por escrito ou até uma feedback individual.

2 – Poder de Conexão

Refere-se ao exercício do poder baseado nas conexões que cada um possui, a rede de networking. O ser humano é um ser político. Logo, faz parte da nossa essência fazer e usar conexões para obter algo. Um exemplo positivo é a Madre Teresa de Calcutá.  Ao ter acessos a autoridades e líderes mundiais, ela conseguia recursos para beneficiar outras pessoas carentes. É importante esclarecer que ter bons relacionamentos não é “puxar saco” de ninguém, mas sim aumentar a capacidade de executar grandes projetos.

3 – Poder da Informação

É usar o conhecimento para influenciar outras pessoas. Nesse caso, são conhecimentos mais gerais ou informações antecipadas. Um exemplo são os jornalistas ou um profissional da área de atendimento, que tem contato direto com o público numa empresa. Ao ter acesso a percepções e opiniões do consumidor, pode influenciar a tomada de decisão de outros setores.

4 – Poder do Especialista

Nesse caso, é uma pessoa com um conhecimento técnico sobre o que precisa ser feito para solucionar um problema. Ao ser uma autoridade em um assunto específico, é uma fonte confiável para que outras pessoas possam consultar em situações que necessitem dos seus conhecimentos.

5 – Poder Legítimo

São pessoas que possuem um poder legitimado pelo cargo ou função que ocupam e exercem dentro de uma instituição. Um diretor está legitimado pela sua organização para exercer influência sobre as pessoas.

6 – Poder de Referência

São pessoas consideradas referências para um grupo por causa do comportamento e atitudes. Esse é um dos principais poderes, pois é fruto da admiração que os outros têm por esse líder e não tem a ver com conhecimentos.  Os influenciadores digitais são os melhores exemplos, nesse caso. Ao gravarem vídeos ou compartilhares suas opiniões em redes sociais, conseguem que seus seguidores tomem atitudes inspirados em ideias que disseminam.

7 – Poder de Recompensa

Esses líderes conseguem influenciar porque proporcionam algo que as outras pessoas desejam. É a capacidade de gerar consequências positivas para quem desempenhou uma função esperada.  É a essência do conceito de meritocracia, já incorporado em diversas organizações. Não é com compensação material necessariamente, pode ser um reconhecimento, por exemplo.

Quando um gestor conhece e tem a capacidade de usar todas essas bases de poder dentro de uma organização de forma positiva e correta, ele é considerado um gestor completo. Ao conseguir avaliar em qual situação deve usar cada uma dessas bases, o líder faz um bom exercício de sua função, influenciando seus colaboradores a obterem bons resultados, sempre motivados.

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