Como reduzir o estresse dos colaboradores com a Transformação Digital

Blog

Duomo Educação

Postado 11/10/2018

Desenvolver a resiliência auxilia no desenvolvimento de uma rotina de trabalho mais tranquila

A Transformação Digital trouxe uma série de mudanças para as empresas e, naturalmente, para as pessoas.  Em qualquer área da vida, mudanças podem ser bem estressantes. O mundo VUCA é volátil e põe os profissionais em uma dinâmica diferente da tradicional e fora do que estavam acostumados. Outro ponto é o empoderamento do cliente, que aumenta constantemente a competitividade do mercado. O cliente se comunica em tempo real com várias pessoas de suas redes e pode acessar informações sobre qualquer produto e serviço na hora que quiser.  Como satisfazer esse consumidor? Agilidade e capacidade de inovação se tornaram uma exigência.

Outro ponto importante é que os especialistas não sabem mais dar todas as respostas para os problemas, que estão mais complexos. Em um mundo tão acelerado, como lidar tranquilamente com essas pressões? A boa notícia é que existe sim uma solução.  A resiliência é o caminho.

O que é resiliência?

O termo resiliência, na prática, é a capacidade de um material retornar a sua forma original, mesmo após passar por mudanças significativas.  Na área de gestão de pessoas, esse conceito define a habilidade de superar adversidades com tranqüilidade e conseguir encontrar oportunidades em crises. Essa característica pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, com os estímulos e uso de ferramentas corretas.

Com a resiliência pode reduzir o estresse?

O primeiro ponto é no processo de aceitar a realidade. Todos os profissionais estão passando pela mesma situação e não é possível mudar a velocidade do mundo VUCA.  É preciso não deixar as forças externas atingirem o interno das pessoas.

Outro benefício da resiliência é ajudar a lidar com os erros. A chave da inovação é aprender com os erros. Antes de lançar um produto ou serviço final, disponibiliza-se um protótipo que é avaliado pelos potenciais clientes. Isso também vale para os processos internos. Só vivenciando na prática e percebendo que alguns pontos não fazem sentido é que é possível criar uma boa solução para todos.  Assim, os colaboradores precisam viver em ambientes que se sintam mais confortáveis em errar e esse erro não poder ser “cobrado” ou virar um problema.

Aqui na Duomo oferecemos treinamentos e soluções focadas em desenvolver a resiliência  dentro das empresas. Nossos programas são personalizados para cada realidade. Conheça nossas opções de treinamento e entre em contato conosco.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *