Como os CEOs organizam o seu tempo no trabalho para serem mais produtivos

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Duomo Educação

Postado 16/09/2018

Uma pesquisa realizada com os 27 CEOs mais influentes do mundo mostra os desafios de assumir um cargo tão importante.

Ser o líder de uma grande empresa é o sonho de muitos executivos. Mas com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Existem desafios e pressões que apenas eles sabem a dificuldade que é para lidar.  Não se perder nas 24 horas de um dia, dar conta de todas as tarefas e conseguir dividir vida pessoal e vida profissional ainda não é tão simples.

Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review analisou como os 27 CEOs das maiores empresas do mundo (2 mulheres e 25 homens) organizam suas tarefas e quais são os principais problemas encontrados na rotina do trabalho. Apesar de terem a sua disposição vários recursos tecnológicos e até profissionais com diferentes especialidades para resolverem alguns problemas, o tempo ainda continua sendo escasso.

Reunimos aqui quais são os maiores desafios em comuns dos CEOs na gestão do tempo e as principais soluções encontradas

CEOs trabalham além da carga horária:

Os líderes que tiverem suas rotinas estudadas durante a pesquisa trabalham em média 9.7 horas por dia e realizaram negócios em 79% dos dias de final de semana e em 70% dos dias de férias. Ou seja, não descansam muito tempo. Eles confessam que não abrem mão de passar tempo com a família, dormir e praticar alguma atividade física.

O principal trabalho é presencial:

Cerca de 61% de tempo é ocupado por encontros presenciais com stakeholders, clientes e profissionais de sua equipe. Como o CEO é responsável pelas decisões estratégicas, precisa se relacionar com diferentes públicos pessoalmente. Além disso, recebem diariamente vários e-mails do estilo “para seu conhecimento” e ligações telefônicas. Ter um assistente para filtrar seus compromissos e uma agenda rígida é o que ajuda a maioria dos líderes a conseguirem dar conta de tudo o que é necessário.

Precisam de uma equipe produtiva e de confiança

Os CEOs também passam 46% do tempo em contato com profissionais de sua equipe que os atualizam sobre as demandas da empresa e informam sobre assuntos estratégicos. Por isso, quanto mais produtivo é o seu time, mais as decisões do CEOS ganham qualidade. Os diretores assumem cargos de confiança justamente para auxiliá-los nos processos mais importantes.  

Lidam com diferentes perfis profissionais

Outro desafio encontrado é saber se posicionar diante de públicos diferentes. Como peça fundamental da empresa, eles precisam estar presentes em compromissos corporativos estratégicos além das reuniões, onde se relacionam com os colaboradores. Comprovam resultados para investidores, dialogam com outros empresários e parceiros, assim como conversam com a imprensa e clientes. É necessário saber lidar com pessoas e se adaptar a diferentes situações com bastante jogo de cintura.

O sucesso do CEO está diretamente ligado ao sucesso da empresa. Um bom trabalho no topo naturalmente aparece na base. Por isso, em tempos de transformação digital, liderar uma grande organização ficou ainda  mais difícil. O escopo de trabalho continua crescendo, a complexidade organizacional aumenta, assim como os avanços tecnológicos, a concorrência e as responsabilidades. Por isso, é essencial que  esses líderes sejam preparados para compreenderem seus papeis e usar da melhor forma o recurso mais precioso: o tempo.

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