Como o RH pode auxiliar no processo de desenvolvimento de lideranças nas empresas

Blog

Duomo Educação

Postado 24/08/2018

Muito além de treinamentos corporativos, o RH pode e deve acompanhar de perto a gestão de pessoas em todos os âmbitos da empresa.

Um bom líder é essencial para que qualquer empresa conquiste os resultados desejados e para o desenvolvimento de um clima organizacional positivo. Porém, poucas pessoas já nascem com o dom de liderar. E, nem todos precisam. É possível desenvolver características e atributos chaves de lideranças eficazes. Para isso, a área de Recursos Humanos tem alguns papeis fundamentais. De que adianta ter um gestor capacitado se ele não é orientado e nem acompanhado no relacionamento com sua equipe? É aí que entra a parceria do líder com o RH.

Além de oferecer treinamentos corporativos, o RH pode e deve compartilhar sua experiência em gestão de pessoas para que os líderes da empresa executem as tarefas do seu cotidiano.

Resumimos algumas das funções que a área de RH deve auxiliar no processo de desenvolvimento de lideranças dentro de empresas:

1 – Treinamentos corporativos estratégicos:

Ao identificar o perfil ideal de líder para a empresa, o RH também deve escolher treinamentos para o desenvolvimento de habilidades que são necessárias para a função desempenhada. Esses treinamentos também podem ser dinâmicas de grupo internas ou até motivacionais. O principal é oferecer conhecimentos e ferramentas essenciais para o bom desempenho dos líderes.

2 – Avaliação de desempenho:

Existem vários testes e formas de analisar quais são os profissionais da empresa que mais se destacam e quem está alinhado com as metas e valores corporativos. Encontrar o mais eficiente e eficaz é importante para identificar novos talentos e potenciais líderes para assumirem funções estratégicas. Essa avaliação também ajuda a obter respostas sobre quais características os gestores atuais precisam desenvolver mais.

3 – Plano de carreira:

Para que alguns colaboradores virem bons líderes, é preciso estimulá-los e indicar o caminho mais rápido. O plano de carreira é uma excelente forma de fazer isso. Ao mostrar para os funcionários os passos para assumir a liderança, eles podem se planejar. É parte desse processo oferecer aumentos de salário, avaliar mudanças de cargo e estar sempre encontrando formas de atrair interessados para se preparem para tornarem bons gestores.

4  – Administração do clima organizacional:

O RH deve identificar e acompanhar o que gera satisfações e insatisfações em cada setor da empresa. Existem problemas de convivência entre colaboradores?  O trabalho em equipe é realizado com harmonia? Todos aprovam os benefícios, salários e condições de trabalho? Ter as respostas para essas e outras perguntas auxilia no processo de desenvolvimento de lideranças.

Para dar o suporte necessário para que os profissionais de Recursos Humanos consigam dar conta de todas as atribuições para o desenvolvimento de lideranças, aqui na Duomo oferecemos programas customizados para a realidade de cada empresa. Todos seguem uma metodologia para que a teoria seja aplicada na prática do dia a dia das organizações e dos líderes. Conheça aqui nossas soluções de desenvolvimento de lideranças. http://duomoeducacao.com.br/solucoes/desenvolvimento-de-liderancas/

Comentários

Um comentário sobre “Como o RH pode auxiliar no processo de desenvolvimento de lideranças nas empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *