Como implementar a educação corporativa em uma empresa

Blog

Duomo Educação

Postado 08/01/2019

Um programa de educação corporativa de sucesso envolve participação de gestores e a união entre teoria e prática.

A educação corporativa é uma das formas mais eficazes de preparar os colaboradores de uma empresa para os desafios do trabalho. Ao desenvolver competências e habilidades necessárias, os participantes colocam em prática, a partir de ações específicas, o aprendizado teórico. A consequência é o aumento da produtividade e conquista das metas e resultados organizacionais de forma mais rápida. Mas uma pergunta muito comum feita por empresários e profissionais de recursos humanos é: como  medir e perceber esses resultados? Isso tem a ver com a forma como a educação corporativa foi implementada dentro da empresa. Confira algumas etapas essenciais nesse processo para que você possa ter sucesso com a educação corporativa na prática.

Etapa 1: Diagnóstico

O que você está contratando resolve um problema de sua empresa? É comum oferecer cursos e treinamentos prontos para uma equipe. Mas disponibilizar um conteúdo de qualidade não é o principal. Um diagnóstico prévio é decisivo para usar as ferramentas corretas que vão auxiliar no desenvolvimento de competências, melhorar as ações e aumentar efetivamente os resultados. Com um bom diagnóstico é mais fácil encontrar a forma ideal para resolver os principais problemas organizacionais e suprir as necessidades centrais da empresa. Afinal, cada realidade é diferente.

Etapa 2: Seleção das ferramentas certas

Quais são as ferramentas que realmente serão úteis para resolver os problemas encontrados? Existem várias modas e tendências. Mas é preciso avaliar o custo benefício das ferramentas e, mais do que isso, se ela realmente resolverá o problema central encontrado no diagnóstico.

Etapa 3: Aplicar o aprendizado na prática

Aqui na Duomo Educação Corporativa incentivamos um método vivencial que passa por sete passos. Dessa forma, os participantes de um workshop ou treinamento criam um plano de ação com foco em obter um resultado específico, que precisa ser colocado em prática. Essas ações serão avaliadas no fim do programa para que possa ser possível mensurar o resultado.

Etapa 4: Feedback dos gestores

Um programa de educação corporativa envolve não apenas os participantes, mas também os seus gestores. No início e no final, os líderes das equipes são orientados para acompanharem os resultados desejados e registrarem isso por meio do feedback.

Para um aprendizado completo é necessário unir teoria com a prática. Conhecer o problema principal a partir de um diagnóstico profundo faz toda a diferença para que seja possível traçar um caminho viável e definir quais são as ferramentas que efetivamente resolvem esses problemas. Documentar o retorno dos participantes e dos gestores auxilia na mensuração dos resultados, que vai além de números e estatísticas, mas sim viram mudanças positivas para todas as pessoas envolvidas.

Se você deseja implementar um programa de educação corporativa específico e personalizado para a realidade de sua empresa, entre em contato conosco.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *