Como estabelecer uma boa apresentação pessoal e postura profissional

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Duomo Educação

Postado 11/07/2018

Para se diferenciar no mercado competitivo, líderes e colaboradores precisam transmitir credibilidade para o público.

Apresentação pessoal e postura profissional estão diretamente ligadas ao sucesso na hora de fechar novos contratos.  Em mercados competitivos e com concorrentes cada dia mais preparados, a postura do time de vendas pode ser um grande diferencial.  Essa é uma conclusão que aparece no discurso de grandes empresas e líderes de sucesso.

Trabalhar em uma empresa que tem uma imagem positiva no mercado é importante para qualquer executivo. Mas, essa concepção da empresa é também resultado da imagem pessoal dos seus colaboradores. Tanto os líderes quanto os funcionários da equipe têm a responsabilidade de apresentar a empresa pelos lugares que passam. Isso gera um impacto significativo na maneira como a marca e os produtos são percebidos. O reflexo é o desempenho de vendas, que pode ser melhor ou pior e tem relação direta na credibilidade que foi passada para o público.

Uma primeira impressão coerente com os valores e com a ética da empresa transmite credibilidade. E essa fase inicial é decisiva. Segundo um estudo realizado na Universidade de Glasgow, na Grã-Bretanha, em 2016, meio segundo é o tempo suficiente para uma pessoa tirar conclusões sobre a personalidade do outro e avaliar se agrada ou não.

Nesse sentido, ajustar a postura profissional com a apresentação pessoal é muito importante já no primeiro contato. Três pontos devem ser priorizados constantemente:  

  1. Aparência:

Ter uma aparência coerente e adequada ao ideal que seu cliente associa a qualidade faz toda a diferença neste processo. Identificar os sabotadores de imagem no seu segmento é essencial para garantir todos os colaboradores mantenham distância deles.

  1.  Comportamento:

Seguir as boas regras de postura e de comportamento profissional favorece uma interação mais harmoniosa. Gentileza gera gentileza. Por isso, ser cordial nas relações internas e externas é decisivo para se destacar no mercado. Saber também as melhores formas de se posicionar em reuniões, na comunicação por telefone e e-mail, ajuda a criar uma boa reputação.

  1. Comunicação Interpessoal:

Usar a empatia e saber se colocar no lugar do outro é um desafio. A comunicação não verbal e escrita também interfere na imagem que o receptor cria do interlocutor. Por isso, entender o que é uma comunicação assertiva, escuta ativa e os diferentes estilos de comunicação são essenciais.

Com esses três pontos bem resolvidos na empresa, todos ganham. A empresa ganha credibilidade no mercado e os colaboradores ficam mais confiantes.  Aqui na Duomo temos um programa específico e completo de postura profissional para vendedores. Se você quiser mais informações, entre em contato conosco: Duomo Educação.

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