Como a educação corporativa pode trazer excelentes resultados para sua empresa

Blog

Duomo Educação

Postado 21/09/2018

A metodologia dos 6Ds auxilia na definição dos melhores treinamentos e no retorno dos resultados

Definir um treinamento que efetivamente proporcione um retorno em forma de resultados corporativos ainda é um desafio para muitas empresas. Identificar as habilidades que a equipe precisa desenvolver, definir formas de mensurar se o conhecimento está sendo aplicado e, acima de tudo, envolver prática com teoria são alguns dos pontos que devem ser observados ao escolher uma solução de educação corporativa.  

Conhecer a metodologia dos 6Ds pode auxiliar neste processo.  Parte-se do princípio que primeiro é necessário determinar os resultados de negócio esperados e que impactos se pretende alcançar com um treinamento. Apenas em seguida é que são definidos os comportamentos que serão desenvolvidos para atingir as expectativas.  A última etapa é selecionar qual é o tipo de programa de educação corporativa que está mais coerente com a realidade da empresa.

A seguir, um resumo de cada D:

D1 – Determinar o resultado para os negócios

O gestor e o RH definem juntos quais são os objetivos de negócio e estabelecem um “contrato” do compromisso para que essas metas sejam alcançadas. A experiência de aprendizado será fundamentada seguindo essa etapa. Aqui na Duomo investimos bastante em diagnósticos detalhados neste momento para criamos processos que tenham realmente um maior envolvimento dos gestores com os participantes. Faz toda a diferença.

D2 – Desenhar uma experiência completa

É a inclusão de uma experiência completa de aprendizagem nos planos das áreas de Educação Corporativa.  Existe uma preparação, onde a seleção dos participantes considera quem mais pode se beneficiar com o trabalho. Em seguida, vem a aprendizagem no treinamento propriamente dito.  Depois, acontece a transferência, onde a empresa destina recursos para que os participantes possam aplicar as novas habilidades em sua rotina profissional. No fim, são previstos reconhecimentos significativos pelas melhorias e realizações.

D3 – Direcionar a aplicação:

Reduzi o gap entre aprender e a aplicação desses novos conhecimentos. O participante precisa responder com precisão a questão: “O que há nisso para mim?”.  Nos treinamentos da Duomo, temos uma preocupação específica em “melhorar a percepção da aplicabilidade”. É essencial que durante o treinamento os participantes percebem com clareza que é possível sim aplicar os conhecimentos. Isso acontece com  experiências práticas durante o treinamento baseadas em situações reais do cotidiano deles e discussões sobre melhorias na aplicação do conteúdo.

D4 – Definir a transferência do aprendizado

Os participantes saem do treinamento com um plano de ação completo, que inclui metas alcançáveis e um acompanhamento consistente. Nesta etapa, os outros colegas que também participaram do treinamento auxiliam, revisando coletivamente se as metas estão sendo atingidas ou não.  O gestor deve acompanhar essa transferência e compartilhar feedbacks de melhoria ou de reconhecimento.

D5 – Dar apoio ao desempenho

Uma série de ações são realizadas pela empresa para que os bons resultados aconteçam efetivamente na prática. Os conteúdos do treinamento ficam disponíveis online, em cartões de memória e outras formas para que possam ser acessados com facilidade.  A troca entre os colegas sobre as “melhores práticas” e o coaching, nesse caso usado principalmente pelos gestores diretos ou por profissionais especializados, ajudam bastante nesta etapa.

D6 – Documentar os resultados

Todo o processo deve ser avaliado. É importante resgatar os objetivos de negócio definidos na D1 e elaborar um plano de apresentação dos resultados com um levantamento de quais públicos serão comunicados.

Aplicar todas as seis etapas ainda é um desafio para as empresas. Mas, a partir do relato de experiências de outros profissionais, se apenas uma das disciplinas entrarem em prática, a qualidade da educação corporativa já melhora significativamente. Caso queira saber mais sobre a metodologia dos 6Ds, faça o download gratuito aqui do nosso e-book “6D’s AS SEIS DISCIPLINAS QUE TRANSFORMAM EDUCAÇÃO EM RESULTADOS PARA O NEGÓCIO: DESAFIO OU UTOPIA?” https://materiais.duomoeducacao.com.br/6d-s-desafio-ou-utopia.  Caso queira investir na educação corporativa com qualidade, conte com o nosso suporte. http://duomoeducacao.com.br/contato/.

 

Esse material é baseado no livro:  6Ds – As seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio / Calhoum Wick, Roy Pollock e Andrew Jefferson – São Paulo: Évora, 2011. 384p.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *