Blog

Qual a importância de um modelo de gestão?

A dificuldade em manter o alinhamento na gestão é um problema muito recorrente nas empresas. O modelo de gestão, que serve para ajustar o foco da empresa e orientar atitudes dos colaboradores, precisa ser muito claro para manter os colaboradores atuando com autonomia e preocupados com os objetivos e metas propostas.

Os conflitos de gestão de uma empresa muito se assemelham às características da parábola da Torre de Babel. Segundo essa narrativa bíblica, a meta era construir uma torre que chegasse até o céu, até o projeto ser interrompido por Deus, ao confundir a linguagem do seu povo com o objetivo de dispersá-los. As dificuldades de gestão encontradas em uma empresa não são diferentes, o gerenciamento quando não aliado, perde a eficiência e o controle.

duomo educação corportativaUm modelo ideal de gestão visa consolidar o DNA da empresa e orientar atitudes dos colaboradores. Para identificar se a sua empresa está com conflito na gestão, vale ficar atento aos comportamentos:

- Gestores passam mensagens incoerentes para os colaboradores, que percebem os estilos diferentes de gerência e encontram dificuldades para se comprometer com a empresa.

- Conflito entre pares - Com o distanciamento dos gestores, a chance de não conseguir fechar negociações é grande, pois cada gestor pensa e acredita em um valor diferente. Às vezes, as diversidades são tantas que um gestor não é capaz de enxergar o outro como membro do seu time.

- Problemas estratégicos - os colaboradores não focam a energia em um mesmo ponto. Existem colaboradores puxando a empresa para um lado e outros para o outro.

Percebendo o problema, as empresas começaram a adotar modelos de gestão, baseados na competência e nos valores. Visando alinhar as estratégias de uma empresa e qualificar a gestão, a Duomo Educação Corporativa realiza um programa junto às organizações, definindo as diretrizes do modelo de gestão, a fim de internalizar essas questões nos colaboradores.

No modelo de gestão desenvolvido com o suporte da Duomo, as escolhas dos pilares são todas realizadas pela a diretoria, com o foco na execução, no cliente e na orientação estratégica. O modelo de gestão vira um guia, para treinamentos e avaliações de desempenho. Assim a empresa cria a sua cultura, sua própria identidade e os colaboradores tem mais autonomia nos trabalhos realizados.

A Duomo Educação Corporativa desenvolve a gestão da cultura organizacional, composta por três fases: desenvolvimento, implementação e gestão.

Para mudar os comportamentos dentro de uma empresa é preciso, primeiro, mudar a forma de pensamento. Quando uma empresa se disponibiliza para criar um modelo de gestão, o gerente fica responsável para entender os eixos estratégicos. A empresa precisa desdobrar esse método com a equipe e sensibilizar as pessoas para executar o modelo.

O período para implantar o plano é rápido, porém a manutenção precisa permanecer como uma gestão de cultura da empresa, com alimentação do sistema e ajustes. Algumas empresas trabalham, inclusive, com jogos para os colaboradores, a fim de aplicar e reforçar o modelo de gestão. Isso é importante para empresas com alta rotatividade, torna-se necessário uma atividade contínua para apresentar o modelo de gestão aos novos colaboradores.

A Duomo já conduziu esse tipo de processo em grandes empresas como a GVT, Renault e Burger King, ajudando a preparar e aperfeiçoar gestores.

Promova a qualificação dos seus gestores com o programa de consultoria da Duomo Educação Corporativa.

 

+Qual a importância da Academia de Lideranças para competências estratégicas?
+Consultoria para gestão de pessoas: por que contratar?
+Qual a importância de uma gestão estratégica de pessoas?
+Qual a importância do programa de desenvolvimento de liderança?