Blog

Qual a importância de preparar sucessores?

No atual cenário de crise, preparar sucessores e qualificá-los tem se tornado uma missão desafiadora para as organizações.

Antes de assumir um plano de sucessão, o colaborador precisa entender que para crescer na carreira e enfrentar um novo cargo é fundamental ter foco e engajamento. Pois, um programa de sucessão depende de vários processos, que envolvem a competência, a motivação, o interesse e o envolvimento desse possível sucessor.

Apesar da importância de um programa de preparo para os sucessores, ainda é comum encontrar em diversas empresas, gestores que não exercem o desenvolvimento de seus colaboradores. Desestimulando e limitando a possibilidade de um plano de sucessão. Duomo preparar sucessores

Deste modo, sem um programa de preparo formalizado e robusto, o sucessor não saberá dominar tecnicamente a sua área ou ter as habilidades necessárias. Estará despreparado para lidar com questões de relacionamento e de comportamento humano, as quais nunca foi exigido.

Como funciona o programa de formação?

A empresa fica responsável por identificar os colaboradores com desempenho e potencial para serem sucessores. Feito isso, os escolhidos começam a participar de um programa de conscientização do novo papel e preparo para este.

Com o apoio da Duomo Educação Corporativa, o treinamento é realizado com atividades que desenvolvem as habilidades necessárias para o próximo desafio de carreira. Estas geralmente são relacionadas à liderança e às habilidades políticas e negociais.

É natural que, na metade do caminho, alguns desses colaboradores desistam, ao entenderem exatamente qual é a função e a rotina que vão precisar desenvolver, caso sejam promovidos. E isso não é um problema! É importante o colaborador compreender as funções exigidas e reconhecer que talvez não se encaixe no plano de sucessão, ou que ainda não é o momento. Saber dizer não, faz parte do processo.

Este programa de desenvolvimento visa a criação de novos hábitos. É necessário realizar um trabalho para que esses novos hábitos se desenvolvam e ganhem uma nova musculatura, ou seja, para que fiquem tão fortes quanto os hábitos anteriores. A ideia é que a mudança seja genuína.

A Duomo Educação Corporativa pode fornecer o preparo dos sucessores da sua empresa. Entre em contato e saiba mais informações a respeito desta consultoria!

+Qual a importância de uma gestão estratégica de pessoas?
+Consultoria para gestão de pessoas: por que contratar?
+De que forma a teoria do Pipeline de Liderança pode beneficiar as organizações?
+Qual a importância de um modelo de gestão?