Blog

O que é a metodologia 6D’s?

A metodologia 6D’s tem como objetivo potencializar os programas de desenvolvimento e treinamentos corporativos e, assim, alavancar o desempenho das empresas por meio de um trabalho estratégico e totalmente focado em melhorias e resultados.

Para isso, essa metodologia aponta seis disciplinas (6D’s) que buscam promover mudanças de comportamento, despertar novas habilidades e criar novos hábitos para que a experiência do aprendizado seja melhor aproveitada pelos participantes e entregue resultados relevantes para a empresa.

Até pontuar as seis disciplinas primordiais e determinar um caminho pelos quais os treinamentos devem percorrer para promover mudanças no mundo corporativo, esta metodologia passou por diversas análises e estudos e hoje já resultou em verdadeiros casos de sucesso.

Confira, então, quais são as disciplinas propostas pela metodologia 6D’s e entenda de que forma elas contribuem com os programas de desenvolvimento:

D1 – Determinar os resultados para o negócio

O primeiro D da metodologia 6D propõe que sejam determinados os resultados esperados, com o intuito de esclarecer porque esse trabalho está sendo realizado e de que forma ele será importante para o participante. Dessa forma, as responsabilidades se tornam mais claras dentro da empresa, a motivação para fazer parte do treinamento aumenta e o aprendizado se torna mais estratégico.

Para que estes objetivos sejam estabelecidos de forma clara é necessária que seja feita uma leitura adequada do ambiente e do propósito da ação de desenvolvimento para a organização.

D2 – Desenhar uma experiência completa

Na metodologia 6D’s, as ações de desenvolvimento vão além dos tradicionais treinamentos. A segunda disciplina desta metodologia determina que, para alcançar os resultados esperados, é necessário pensar além do período do que está acontecendo: é fundamental considerar o que veio antes e o que virá depois. Isso significa que o período de aprendizado deve otimizar a experiência total do participante, ou seja, pensar em estratégias para que o ambiente, como um todo, propicie a prática (a transferência) do aprendizado e que o desempenho das pessoas e da organização apresente melhorias com novos e positivos resultados.

D3 – Direcionar a aplicação

A fim de acelerar o aprendizado e, consequentemente, aplicá-lo na rotina de trabalho, o terceiro D estabelece que é importante selecionar assuntos relevantes e apostar em abordagens instrucionais, tecnologias e estratégias de apoio, levando em consideração sempre os resultados esperados e a mudança de comportamento necessária para alcançá-los.

D4 – Definir a transferência do aprendizado

A quarta disciplina da metodologia 6D é focada no processo de transferência do que foi aprendido para o trabalho na prática. Para isso, é necessário criar sistemas de incentivo, traçar metas claras e corretas para o aumento do desempenho e também garantir um acompanhamento para que o que foi ensinado seja levado à realidade do participante do treinamento.

D5 – Dar apoio à performance

Dar apoio é fundamental durante o período de aprendizado e mudanças. Por isso, através da metodologia dos 6D’s cria-se uma cultura de incentivo e apoio ao aprendizado – e também após o período instrucional –, até que as novas habilidades sejam aplicadas e aprimoradas com sucesso.

D6 – Documentar os resultados

Por fim, o último D sugere que os resultados alcançados pela iniciativa do treinamento sejam todos documentados, não apenas para comparativos e análise da real eficácia do programa. O que a sexta disciplina explica é que, por meio da documentação de resultados é possível dar apoio a novos processos de aprendizado – fator fundamental para manter a educação corporativa do negócio atualizada com o mercado competitivo e com as necessidades empresariais.

A Duomo Educação Corporativa realiza programas seguindo esta filosofia e colhendo excelentes resultados em diversos clientes. Entre em contato e obtenha mais informações a respeito de nossos serviços.