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Você trabalha com treinamento ou desenvolvimento?

Post Treinamento e Desenvolvimento 170624Por Meury Kotovicz Corsico

Em um momento de integração dentro de um encontro multicultural da área de RH, pessoas de vários países conversavam e apresentavam-se demonstrando muita curiosidade pelo próximo, a fim de estimular a troca e o aprendizado. Em uma destas conversas ouvindo atentamente meus colegas em suas apresentações, eu me senti intrigado com uma pergunta direcionada a um colega.

“E você? trabalha com treinamento ou desenvolvimento?”, perguntou o interlocutor. O colega questionado vacilou por um momento e respondeu: “treinamento, mas dentro da área de desenvolvimento”. Neste momento eu me desliguei totalmente da conversa e foquei no enorme ponto de interrogação que surgiu em minha mente. Ué? Mas não é a mesma coisa? Treinamento não desenvolve as pessoas? Então cheguei à conclusão de que aquele questionamento não estava claro para mim. Sai daquele meu primeiro encontro já com uma missão: resolver esta minha dúvida.

Em minha busca percebi que o desenvolvimento é formado pelas oportunidades organizacionais aonde estas apoiam seus colaboradores a crescerem. Os programas de desenvolvimento possuem objetivo de melhoria voltada ao futuro, conforme a visão de cenários externos e internos de cada organização, em geral, são programas de longo prazo.  Um exemplo disso são os variados programas ou estímulos de desenvolvimento realizados para alguns colaboradores a fim de estimulá-los e prepará-los para posições e responsabilidades futuras.

Em contra partida, o treinamento apresenta como seu objetivo macro concentrar-se nas necessidades atuais do colaborador como, por exemplo, impulsionar sua performance atual, resolver seus gaps de competência ou ainda aprender novos skills para o cargo corrente. Estas ações são de curto prazo, e realizadas em geral pelos métodos tradicionais como workshops, palestras, seminários entre outros.

TREINAMENTO

DESENVOLVIMENTO

Necessidades pontuais e de curto prazo.

Necessidades de longo prazo.

Visa ações e necessidades do momento presente.

Visa ações e necessidades do futuro.

Objetiva melhorar a performance do colaborador visando habilidades e conhecimentos para seu cargo atual.

Objetiva preparar o colaborador para compreender e construir competências para desafios futuros.

Abrange grande quantidade de colaboradores.

Abrange limitada quantidade de colaboradores.

O processo de treinamento dura em geral de 3 a 6 encontros.

O processo de desenvolvimento é contínuo

Muitos colaboradores participam coletivamente dos programas de treinamento.

O desenvolvimento trata-se de um processo de self-perception aonde o colaborar individual é convidado a reavaliar e construir seu progresso direcionado pelas necessidades organizacionais.

O treinamento bem como o desenvolvimento são ações que devem possuir seus lugares muito bem estruturados dentro das organizações, pois ambas, como vimos, possuem suas finalidades muito bem estabelecidas. Agora a grande questão é, será que todas as organizações trabalham de maneira a distinguir estes dois tipos de ação?

Talvez muitas empresas utilizem unicamente a ação de treinamento almejando o desenvolvimento, querendo resultados de longo prazo com ações que objetivam o curto prazo. Há uma grande possibilidade de áreas denominadas Desenvolvimento realmente só realizem ações de Treinamento.

Ainda neste contexto, a resposta para que uma área de desenvolvimento só utilize ações de treinamento pode abranger vários cenários como: pouco budget para ações de longo prazo, imediatismo do “mercado”, mudança de estratégias etc. Contudo, vale a pena alertar que somente a realização de ações pontuais não demonstra visão estratégica e, tampouco estimula um real estudo das necessidades da organização e do mercado, além de desestimular a credibilidade da própria área denominada Desenvolvimento.

Ficou claro para mim que treinar um colaborador é parte usual da praxis organizacional, inclusive que o treinamento desenvolve o colaborador para o que se destina imediatamente. Contudo indicar o desenvolvimento de colaborador é o essencial de cada empresa, é o que realmente cria o alicerce para que cada ação seja voltada ao compromisso futuro garantindo a sustentabilidade e progresso da organização.

Dicas de ouro  Veja este vídeo e tenha mais ideias sobre o assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=k1qN1aMtcpk