Blog

Por que eles e não eu?

Por que eles e não eu Site 170803
“Transformação digital é assunto para a geração Y! Eles que lidem com isso e com todas as mudanças que vem com ela! ”

Ah, vai me dizer que é assim que você pensa? Me desculpe, mas devo lhe contar que você será engolido por essa geração se não buscar entender o que está havendo com o mundo.

É bem verdade que eles já nascem como os “drivers instalados” para este momento (alguns dizem que foi você quem instalou inclusive) mas, este novo mindset está determinando não apenas a forma das pessoas agirem, como também das empresas fazerem seus negócios. Pois é, parece que não temos escolha. Como já disse em outra oportunidade, vivemos em um verdadeiro “tsunami” de mudanças.

Mas, afinal, você sabe qual é o mindset de que estamos falando?

Por anos, ou até mesmo por séculos, nos acostumamos com uma única maneira de ver os negócios acontecerem. E isso é ruim? De forma alguma, isso fez parte da nossa evolução e da maturação das empresas. Mas, chegou um momento em que foi preciso dar um passo à frente.  É possível fazer as mesmas coisas de uma forma otimizada ou, como chamam os especialistas, de forma exponencial.

Muitos dos chamados negócios digitais não são necessariamente uma novidade. Você nunca hospedou um parente distante em sua casa durante as férias, deu carona para um o filho do vizinho que estuda na mesma escola que o seu ou recebeu alguns amigos para jantar em sua casa e cozinhou aquela lasanha caseira, receita de sua avó, e todos amaram? Por que não gerar escalas e otimizar estas ações tão simples do nosso dia a dia?

O mindset da transformação digital tem muita relação com isso, enxergar soluções em ações corriqueiras das pessoas. Os especialistas em marketing chamam de colocar foco no cliente e não mais no produto. Entender e empatizar com as necessidades, dores e propósitos deles. Deixar de olhar para dentro e passar a olhar para fora.

É busca entender que nem todas as pessoas podem possuir um automóvel, por exemplo. E que principalmente, que isso não é sustentável para a economia e para o ambiente. É preciso cuidar do mundo e das gerações futuras.

Mas, espere! Iniciei esse texto falando que transformação digital era coisa da geração Y e o que eles têm a ver com isso? Por que eles e não eu?

Li recentemente um material que dizia que a “culpa” na verdade é das gerações mais antigas que estavam tão ocupadas no desenvolvimento de suas carreiras que, para suprir sua ausência, passaram a dizer aos seus filhos que tudo podiam e lhes “bonificavam” por isso. Anos depois, esses filhos chegaram ao mercado de trabalho sentindo que algo estava errado. queriam ser “mimados” pelos chefes assim como foram pelos pais e passaram a exigir cada vez mais das organizações.

Eu ainda acredito que isso só faz parte da evolução dos negócios. E assim, como na teoria da evolução das espécies de Darwin, “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Agora me diz: você vai ficar usando de desculpas (ok, algumas são desculpas verdadeiras, eu sei) ou vai se adaptar às mudanças?

Seja bem-vindo a transformação digital!

Conheça as soluções da Duomo Educação Corporativa para estar preparado para a Transformação Digital!