Treinamento Experiencial Outdoor: Como e por quê?

treinamento experiencial outdoor (treinamento ao ar livre) funciona como um laboratório ao ar livre, abrangendo experiências dinâmicas e lúdicas que incitam a quebra de paradigmas e a busca de novas percepções para os desafios que se apresentam, exigindo criatividade e vontade de superação. Nas atividades propostas por essa modalidade de treinamento, os participantes vivenciam situações análogas ao cotidiano das organizações para testar e treinar estratégias e processos de tomada de decisões.

O índice de aproveitamento dos treinamentos experienciais outdoor tem se mostrado superior às modalidades de treinamento tradicionais porque elas demandam um grau maior de envolvimento e comprometimento, caracterizando-se numa forma de aprendizagem proativa, que facilita o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais. E pode ser aplicado a qualquer assunto, mas parece mais adequado especialmente quando se faz trabalhos de desenvolvimento de equipes (team building) e quando as competências a serem trabalhadas estão relacionadas ao atingimento de metas desafiadoras.

Outras habilidades como fluência na comunicação, despontar de lideranças, espírito de equipe, empreendedorismo, desenvolvimento de relações interpessoais e ruptura de medos e ansiedades comuns ao cotidiano organizacional são alguns aspectos trabalhados no treinamento ao ar livre, que podem refletir numa melhoria no controle emocional e satisfação interna. Além de constituir um significativo incremento no clima organizacional, fortalecendo o capital humano, reduzindo custos com retrabalho, rotatividade e absenteísmo, reforçando os valores da organização e aprimorando as noções de coletividade de seus profissionais.

Conheça mais do nosso programa de treianamento experiencial outdoor.