A importância da comunicação para um gestor

"No princípio era o verbo (...)". João 1:1

Tomo a liberdade de iniciar este texto com a notória abertura do primeiro capítulo do Evangelho de João, não para imprimir uma conotação religiosa, mas para chamar sua atenção sobre este importante assunto: a LINGUAGEM, mais especificamente a comunicação, que é o principal instrumento de trabalho de um gestor.

A maioria das pessoas acredita que a principal diferença entre o ser humano e os demais animais é o nosso apurado raciocínio. Note que nós formulamos raciocínios especialmente utilizando palavras pensadas ou faladas. Ou seja, a linguagem criou a condição especial da evolução de nossa espécie.

A linguagem é também o fator que move e modifica a sociedade. É por meio dela que a sociedade produz e reproduz o conhecimento. Ela é utilizada para atacar e para reconciliar; permite-nos tornar eterno o passado e fazer previsões do futuro.

A comunicação pode ser compreendida como o ato de materializar a linguagem entre dois sujeitos. É a partir dela que, utilizando um código comum, duas ou mais pessoas conseguem intercambiar informações.

Em uma empresa, é quase exclusivamente pela comunicação que um gestor poderá influenciar seus colaboradores. Desde a orientação da mais elementar tarefa a ser cumprida até a discussão das mais elaboradas estratégias organizacionais, será a comunicação o veículo priorizado para que as relações e interfaces organizacionais consigam gerar resultados.

Uma das maiores diferenças entre um colaborador individual e um que ocupa um cargo de gestão está no fato de que este precisa deixar de produzir apenas pelas próprias mãos e conseguir também obter resultados pelos outros. Para esse desafio, qual a principal "ferramenta" que o gestor possui? Como este poderá obter a melhor contribuição de cada um de sua equipe? Como ele poderá chegar até as pessoas, tocá-las, influenciá-las? Seguramente, a comunicação será seu principal veículo. Assim, a capacidade de se comunicar bem é uma das principais exigências para quem ocupa essa função

* Joacir Martinelli é especilista em Psicologia Social e em Dinâmica dos Grupos. Atua como consultor em diversos programas de liderança, comportamentos empreendedores e desenvolvimento de equipe e gerencial.