Artigos

Tempo X Resultado

Por Kelly Gomes

O tempo é seu maior patrimônio, o que tem feito com o ele?

Muitas pessoas gastam a maior parte do seu tempo no trabalho fazendo coisas urgentes, porém relativamente não tão importantes. Apagando incêndios irrelevantes o que consome muito tempo sem, contudo, acrescentar valor duradouro. Essas atividades tem um atrativo de urgência, mas se analisar verá que são de pouca importância.

O interessante que os especialistas dizem que o vício do excesso de atividades e da urgência, vem em parte da falta de autoestima “Se tenho tanta coisa para fazer sou importante”. E também pelo mal entendido popular, que o trabalho tem que ser frenético para ser eficaz.

O fato é que poucos profissionais utilizam seu tempo tão eficazmente quanto poderiam. Acham que estão atendendo a questões imperativas, mas na realidade, estão apenas trabalhando muito, sem chegar a lugar algum.

Um estudo de 12 anos realizado por Heike Bruch e Sumantra Ghoshal sobre o comportamento de profissionais conclui que: 90% desperdiçam seu tempo, realizando diversas atividades ineficazes. Em outras palavras somente 10% investem seu tempo de forma planejada e comprometida com o resultado desejado.

Segundo o estudo dos dois estudiosos, os profissionais eficazes se apoiam na combinação de dois fatores: foco e energia. Sendo foco a capacidade de estabelecer determinada meta e realizá-la. Ou seja, o profissional tem uma percepção clara do que quer alcançar, avalia cuidadosamente suas opções antes de se definir por uma das ações. E energia é o vigor alimentado por um intenso engajamento pessoal.

É a combinação dos dois fatores que trás o sucesso. Foco sem energia transforma-se em execução desatenta ou resulta em mero cansaço. Energia sem foco é desperdiçada em ocupação despropositada ou, na sua forma mais destrutiva, em uma séria de fracassos.

Um dos modos mais eficazes de focar no trabalho que vai gerar resultado relevante para seu propósito é reservar um tempo cada dia, em horários e locais em que você esteja sem a pressão de telefonemas e que não seja interrompido e nesse tempo se dedicar a tarefa que tenha a mais alta prioridade. Tente programar essa hora marcada consigo mesmo durante o período que responde ao seu horário nobre, biologicamente falando, quando você está na sua melhor forma durante o dia, seja pela manhã ou aà noite. Dedique uma hora desse período de pico de energia para se empenhar em sua atividade mais importante.

Stephen Covey nas suas pesquisas conclui que a maioria das pessoas gerencia sua vida por meio de crises. A única prioridade que elas estabelecem é entre um problema e outro. Ele acrescenta que pessoas eficazes são aquelas que focam oportunidades e que, com base nisso, estruturam suas agendas. A menos que surja algo mais importante, não algo mais urgente. E disciplina para realizar o que foi planejado.