Durante o processo decisório, qual o estilo de liderança adotar?

*Por Joacir Martinelli

*Por Tino Viana

Você é um líder ou gestor? É bem comum em nossa caminhada pelas empresas encontrarmos com supostas lideranças que na verdade são gestores. Mas, afinal, você sabe qual é a diferença entre ser líder e ser gestor?

Qualquer pessoa que acompanha um pouco as ações de educação corporativa nas empresas rapidamente observará que a maioria dos investimentos destina-se ao preparo e aprimoramento dos gestores, particularmente para o cumprimento de seu papel como líder de equipe.

* Por Joacir Martinelli

Recentemente, tive uma grata experiência com um trabalho focado para Mulheres Gestoras no HSBC. Fizemos um encontro com as executivas e gestoras para que estas pudessem trocar experiências e falar sobre as principais realizações e as dificuldades que enfrentaram...

Nos novos modelos de gestão, que há muito já abandonaram a autocracia em prol da democracia no ambiente corporativo, os colaboradores são merecedores da confiança de seu líder conforme sua responsabilidade e autonomia.

O feedback em empresas é um recurso importante no desenvolvimento das pessoas, uma vez que sinaliza competências importantes a serem desenvolvidas e reforça outras que contribuem para a boa performance do grupo.

* Por Mari Martins

A persuasão é importante e necessária para todos os seres humanos, uma vez que todos precisamos ser aceitos, compreendidos e, muitas vezes, precisamos de adeptos a determinadas ideias e ações...

* Por Tino Viana

Os nossos pensamentos acontecem em cada evento, de forma automática e contínua. E, diferente do que a maioria acredita, são eles e não a situação que definem nossas emoções e comportamentos...

*Por Mari Martins

Quando adolescente, pedi ao meu pai para me emprestasse seu carro para sair à noite. Era minha primeira saída sem que um "adulto" me acompanhasse. Já fazia algum tempo que eu estava aprendendo a dirigir e, segundo meu pai e irmãos mais velhos, estava me saindo muito bem...

* Por Joacir Martinelli

Nem sempre é fácil receber feedback, ou porque o gestor e os colegas não têm o hábito de dá-lo ou porque são dados de forma destrutiva, crítica e acusatória.