Diferença entre a  Baixa Performance  e o Baixo Performante:

É certo que para garantir o bom funcionamento do ambiente corporativo, as tarefas dos colaboradores e gestores precisam ser estruturadas a partir de funções específicas. Dessa forma, é fundamental para o crescimento da empresa, que cada indivíduo reconheça qual é a sua função e a execute de forma autônoma.

É comum encontrar grandes empresas com problemas na delegação. São casos onde os gestores não conseguem adaptar o seu estilo de liderança à necessidade do colaborador.

A liderança situacional corresponde à relação existente entre um líder, a maturidade do colaborador e a ocasião de trabalho. O conceito clássico da liderança situacional é entender que não existe um estilo único para liderar cada situação que pode surgir dentro de um ambiente de trabalho. Mas sim, existem ocasiões com tarefas e perfis diferentes de gestão.

Já é comprovado que pessoas que trabalham com metas traçadas possuem desempenho melhor em longo prazo do que pessoas que não fixam metas. O estabelecimento de metas não é uma tarefa tão simples e que todos fazem.

Com a melhor das intenções, dando o seu melhor para alcançar resultados, muitos gestores estão na verdade arruinando a companhia por dentro

Preparar colaboradores para assumir a posição de liderança é tarefa desafiadora, mas também pode ser uma missão. Apesar da dificuldade que muitos líderes ainda encontram nessa missão, os ganhos são inúmeros.

A palavra meritocracia vem do latim meritum, “mérito” e do sufixo grego κρατία (-cracía), “poder” é um sistema de gestão que considera o mérito como aptidão, a razão principal para se atingir posição de topo. Onde as posições hierárquicas são conquistadas, com base no merecimento e entre os valores associados estão educação, moral, aptidão específica para determinada atividade, logo, aqueles que estiverem mais preparados são escolhidos e promovidos.

Usar o rapport não significa aceitar todas as opiniões da outra pessoa, e sim ouvi-la e fazer com que ela veja que o seu ponto de vista ou valores são compreendidos e respeitados.

Pelo visto, a crise se estenderá por mais tempo do que gostaríamos. Boa parte das empresas está sentindo as consequências disto e busca rapidamente se adaptar. As reduções de custos são inevitáveis. Mas há um custo altíssimo sendo mantido invisivelmente dentro da maioria!