Saber trabalhar em equipe e lidar com diferentes tipos de personalidades é fundamental para se destacar na carreira. Hoje em dia, é comum que pessoas de vários departamentos trabalhem juntas para desenvolver projetos e impulsionar o crescimento de uma empresa. E, para que isso aconteça, dois fatores indispensáveis devem estar em sintonia: bom relacionamento interpessoal e boa comunicação.

*Por Vera Martins

Algumas das chaves para o sucesso nos relacionamentos para viver bem com outros estão listados nesse artigo. Fique à vontade e tente exercitá-los no seu cotidiano.

*Por Arnaldo Auad 

Dentre tantas atividades desenvolvidas pelo gestor na sua rotina diária, talvez a delegação seja uma das que possibilite maior probabilidade em atingir melhores resultados, por proporcionar ao gestor tempo para focar-se nos aspectos de maior importância e pontos estratégicos de sua função, bem como, gerar maior comprometimento dos colaboradores com o trabalho, diante da percepção do desenvolvimento suas habilidades.
Delegar, além de permitir maior disponibilidade ao gestor faz com que esse possa avaliar a potencialidade dos seus colaboradores.

*Por Kátia Fritzen (Fonte: Coates, Breeze e Covey)

Você sabe como agir quando recebe o feedback de um colaborador? Confira algumas dicas de como lidar com essa situação.

* Por Andrea Lindner e Leonardo Paduleto

Assertiva é a pessoa que expressa de forma sincera e honesta seus pensamentos e sentimentos, mas sempre levando em consideração o bem-estar do outro.

*Por Laisa Prust

Todo mundo tem dias ou fases de improdutividade de vez em quando e sabe que poderia estar rendendo mais. Mas por outro lado ninguém quer viver pra trabalhar e virar um workaholic. Então como ser bem produtivo enquanto trabalha para poder curtir outras coisas depois?

*Por Izabele Kutz (Adaptado de Business Insider)

A assertividade origina-se de "asserção" que quer dizer, afirmar; do latim, "afirmare", tornar firme, consolidar, confirmar, declarar com firmeza. É uma junção de firmeza com verdade.

A comunicação assertiva é caracterizada pelo "ir direto ao ponto", transmitir ideias, afirmações, expressar diretamente suas opiniões sem ser percebido como uma pessoa agressiva ou evasiva. 

*Texto escrito por Regina Castro, baseado no livro “Seja assertivo de Vera Martins”

A maioria das pessoas continua acostumada a trabalhar sob a supervisão e ao intenso controle, acostumou-se ainda ao questionamento: “O que será que o meu chefe quer que eu faça”, ao invés de pensar, “o que devo fazer para ajudar a minha empresa a ter sucesso?”.

*Por Izabele Kutz

Temos nossas expectativas em relação ao mundo externo. Quanto mais experiências temos em nossas vidas, mais elas nos servem como um modelo de como o mundo externo se comporta à nossa volta, dando ênfase para uma realidade fictícia de que o mundo externo é uma realidade em separado de nosso Eu Interno. Qualquer informação que processamos no ambiente sempre é intensificada pelas experiências já vividas por nós e, principalmente por uma resposta emocional associada àquilo que vivenciamos.

*Por Jussara Strugale

Gosto muito de relacionar o feedback com a palavra alimentar/nutrir, ou seja, quando nós fornecemos um feedback estamos literalmente alimentando ou nutrindo a pessoa que o está recebendo, com informações valiosas a respeito de seus comportamentos, atitudes ou habilidades que a ajudarão a crescer e a desenvolver-se.

* Por Meury Kotovicz