No ano de 1982, iniciou-se uma pesquisa comandada pelo psicólogo David McClelland (Universidade de Harvard), que teve como objetivo a identificação das características dos empreendedores de sucesso.

O estudo demorou 03 anos e foi realizado em 34 países. Pesquisa semelhante foi divulgada por meio do livro “A Lei do Triunfo”, escrito por Napoleon Hill. O autor pesquisou o hábito de pessoas de sucesso, durante 20 anos.

*Por Joacir Martinelli

Na década de 70, Walt Mahler desenvolveu um formato diferente para o processo de sucessão da GE, baseado em avaliações profundas de jovens líderes. Ele tinha por objetivo ajudá-los a desenvolver seu potencial e planejar seu futuro profissional. Neste processo observou-se que havia diferenças significativas nos requisitos profissionais dos diferentes níveis de liderança, que demandavam habilidades distintas. Uma outra descoberta bastante importante ocorreu: o porquê de alguns líderes terem mais sucesso do que outros.

*PorIone Nadolny e Marta Cordeiro de Melo - Texto adaptado do livro Pipeline de Liderança - Ram Charan.

A liderança é tema constante nos cenários em que esta competência possa ser aplicada. Vários autores buscam conceituar, compreender e
fazer uso deste conhecimento na obtenção de resultados.

*Por Rômulo Santos - Extraído de Hersey e Blanchard

A Teoria da Maturidade, apresentada por Chris Argyris em Personality and Organization, é uma das muitas teorias que procuram explicar a natureza e comportamento humano. Segundo esta teoria, o desenvolvimento de uma pessoa processa-se ao longo de um intervalo contínuo de uma situação de imaturidade para uma situação de maturidade.

*Por Ione Nadolny - Texto adaptado do livro Psicologia para Administradores – Hersey e Blanchard

Ao se falar em liderança e gestão de pessoas, um dos assuntos mais citados é o empoderamento. Este conceito veio em decorrência do aceleramento de mudanças, avanços, e inovações tecnológicas, bem como à pressão por custos mais baixos e maior produtividade, que forçam a diminuição do modelo de organização e estrutura de poder de “comando e controle”. 

*Por Ione Nadolny - Texto adaptado do livro: Liderança de Alto Nível – Ken Blanchard

Um dos desafios constantes de um líder no ambiente corporativo é o de saber lidar com as diferenças. Na maior parte do tempo, relacionamo-nos com pessoas com crenças, valores e opiniões diferentes das nossas, mesmo que não em tudo, mas pelo menos em parte. É preciso saber entender este tipo de situação, respeitando, ouvindo e falando de forma não ofensiva ajuda muito nos relacionamentos e consequentemente no trabalho.

*Por Cintia Bortotto

A ansiedade é uma emoção normal, universal do ser humano. Pode ser benéfica, pois conduz a uma mobilização e preparo para melhor enfrentar situações. Torna-se patológica quando muito intensa ou desproporcional ao estímulo que a originou, ou quando surge sem que haja um motivo para isso.

*Texto extraído do livro “A mente vencendo o humor”

O feedback pode ter a função de reforçar um comportamento que desejamos que se repita ou o foco em modificar um comportamento improdutivo.

*Por Andréa Lindner

Procure aproveitar o feedback como uma oportunidade de aprendizado. A habilidade de escuta por parte do receptor faz diferença.

*Por Andréa Lindner e Leonardo Paludeto

Para que a delegação aconteça adequadamente é necessário planejá-la, o que proporciona mais segurança para o gestor e para os envolvidos na atividade, contribuindo para o atingimento dos resultados esperados.

Confira os passos para realizar uma delegação eficaz.

*Por Ione Nadolny - Texto adaptado do livro Delegar Tarefas com Segurança. Coates & Breeze