Artigos

Desenvolvimento de competências digitais

Você sabe o que é 4ª Revolução Industrial? Sua empresa está preparada para os desafios que ela nos traz?

Realidade virtual, robotização, big data, internet das coisas e muitas outras tecnologias que antes pareciam fazer parte de um futuro distante são certezas em nosso presente. E elas têm possibilitado um mundo com muito mais mobilidade e conectividade para pessoas e negócios.

Neste momento, o termo “onda de mudança” parece nem ter mais sentido, há décadas se fala nas transformações que vem ocorrendo no mundo e da necessidade das empresas e profissionais serem proativos e estarem preparadas. Muitas empresas podem achar que estão confortáveis, mas, a grande verdade é que o termo para o momento deveria ser ‘tsunami de mudanças’. Esse movimento foi chamado de “Quarta Revolução Industrial”, no Fórum Econômico Mundial, em janeiro de 2016.

Você acredita que negócios digitais têm a ver apenas com empresas on line, apps e coisas do gênero? Acredita que, por utilizar bem um smartphone e serviços digitais você é um ser ‘digital’? Lamento informar, mas, você está enganado! E isto não é nada bom para você e seu negócio!

Ser uma empresa digital vai muito mais além. Quer dizer que estas pessoas e empresas estão focadas em buscar novas ferramentas e/ou serviços que seus clientes nem mesmo consideravam ter. Isso faz com que as empresas precisem muitas vezes alterarem seus propósitos de negócios para que se mantenham no mercado. Neste "tsunami" temos vários exemplos: UBER, AIRBNB, os smartphones e por aí vai.

O que essas empresas têm em comum? Elas estão buscando soluções não com foco NO cliente, mas sim DO cliente. Por isto, estão cada vez mais engajadas em conhecer e desvendar as necessidades, muitas vezes, ainda obscuras de seus consumidores. 

Todo esse movimento exige uma mudança significativa na mentalidade em relação ao trabalho e ao consumo. Esse movimento vem impondo rupturas significativas, que impactam na gestão de pessoas e na oferta de produtos e serviços. Por isso, espera-se que os gestores assumam e desenvolvam novas competências que estimulem o negócio a inovar e, ao mesmo tempo, mantenham o negócio saudável dos produtos já existentes (Liedtka & Ogilivie, 2015). Para que isso aconteça, faz-se necessário a aquisição de conhecimentos sobre novas abordagens e ferramentas para complementar as competências que já possuem, tais como empatia, sentimento de dono, saber lidar com a diversidade, busca de oportunidade e uma maior tolerância ao erro.

Desenvolver as lideranças para estarem atentas as transformações do mercado será fundamental. Pensando nisso, a Duomo Educação Corporativa desenvolveu um programa de competências digitais em que alguns temas abordados são:

  • Desenvolvimento do empreendedorismo corporativo;
  • Liderança no mundo V.U.C.A. (do inglês, volatility, uncertainty, complexity and ambiguity);
  • Gestão multigeracional (como lidar com as diferentes gerações – X, Y e Baby Boomeres) e multicultural (como lidar com pessoas de culturas distintas e, algumas vezes, a distância);
  • Liderando a diversidade e como utilizá-la a favor do negócio.
  • Horizontalização do poder: como envolver as pessoas na busca de soluções e a descentralização do poder
  • Gerenciamento de erro na busca de oportunidades

Os programas de desenvolvimento de competências digitais da Duomo Educação Corporativa são customizados para a realidade de cada empresa e seguem uma metodologia para que a teoria seja aplicada na prática do dia a dia das organizações e dos líderes.

Não perca o time para promover a mudança que manterá sua empresa sustentável. Entre em contato com a Duomo Educação