7 razões para estimular uma liderança com propósito na sua empresa

Blog

Duomo Educação

Postado 20/06/2018

Aumento de produtividade e resultados, assim como a redução de demissões são apenas alguns dos bons motivos

Estimular o entendimento dos conceitos de propósito, valores pessoais e organizacionais, proporciona que metas corporativas sejam atingidas e que haja engajamento constante das equipes. Essa é uma certeza para muitos profissionais de áreas de desenvolvimento humano, mas ainda não vale para todos. Antes de definir uma ferramenta ou treinamento específico para isso apenas porque já ouviu falar no tema, é importante ter a clareza dos benefícios de lideranças com propósito para o retorno do investimento.

Confira aqui 7 razões para estimular lideranças com propósito:

1. Aumento da produtividade

Uma pesquisa global realizada pela Millward Brown revelou que as melhores marcas são as que conseguem estabelecer suas marcas em valores universais. Dessa forma, criam e ocupam um espaço na mente dos consumidores que ultrapassa a função do produto ou serviço. Ou seja, inspiram pessoas e, especialmente seus colaboradores, que percebem um significado maior para seus trabalhos. Consequentemente, a produtividade aumenta.

2. Conquista de novos clientes com mais facilidade

Com relação direta ao primeiro motivo, a partir do momento em que a produtividade aumenta, os resultados aparecem mais rápido. Os colaboradores se empenham no máximo nível para conseguirem proporcionar um bem maior para o consumidor final, que está além do papel da empresa. Essa mensagem fica clara para o público e conquistar novos clientes fica muito mais fácil.

3. Redução das demissões

Um estudo do Instituto Gallup mostrou que mais de dois terços das pessoas pedem demissão por causa de insatisfação com seus líderes. Um líder conectado com um propósito inspira sua equipe, já que trabalha constantemente para que os outros também estejam motivados. Esse comprometimento faz todos acreditarem que são importantes para uma causa que vale mais do que o salário.

4. Vire referência no mercado

Com o aumento da produtividade e da conquista de resultados maiores, a empresa consegue virar referência no mercado. Isso porque inspira não apenas os clientes, mas também seus colaboradores. Ter um “porque” na frente de um “o que” é a receita de sucesso encontrada por empresas consideradas referências no mercado em que atuam, como a Apple. Essa conclusão aparece na teoria do Círculo Dourado do consultor britânico Simon Sinek.

5. Expansão da área de atuação

Essa razão é consequência das quatro razões anteriores. Ao virar referência no mercado e ter pessoas motivadas envolvidas nesse processo, levar esse modelo para outras cidades e até países fica mais fácil. Mais pessoas se identificam com o negócio da empresa e a repercussão de resultados vai longe.

6. Ambiente de trabalho mais saudável

Com tantas pessoas satisfeitas com o trabalho, a convivência melhora significativamente. Isso ajuda no bem-estar de todos os envolvidos, aumentando a qualidade de vida dos colaboradores.

7. Melhoria na comunicação interna

Quando o líder tem certeza do seu propósito e também dos valores pessoais e profissionais, consegue se comunicar com mais clareza com seu time. Dessa forma, a comunicação entre os envolvidos melhora. Discussões sobre processos e decisões acontecem apenas quando necessárias.

O desenvolvimento de liderança é uma questão essencial para a conquista de altos padrões de desempenho. Por isso, os nossos programas de desenvolvimento de liderança são customizados para a realidade de cada empresa e seguem uma metodologia onde a teoria é aplicada do dia a dia das organizações e dos líderes.

Quer realizar um programa de desenvolvimento de lideranças que dê resultados para sua empresa? Entre em contato conosco.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *