Postado 03/04/2018

6 etapas do modelo de influência para ter ótimos resultados na negociação com seu chefe

Blog, Transformação digital

Alcançar bons resultados depende da construção de um bom relacionamento

Provar para o seu chefe que sua equipe dá um bom resultado para empresa tem sido um desafio? Experimente estabelecer uma relação de parceria com ele. Para isso, o segredo é usar a influência. Mostre que o desempenho da empresa são objetivos comuns. Nesse caso, quem está acima na hierarquia precisa perceber seu empenho constante em fazer o melhor para o negócio.

Para que esse esforço seja reconhecido e a parceria estabelecida, é essencial compreender que a base do trabalho de influência é criar relacionamentos mais eficazes e duradouros. É importante valorizar não só o resultado, mas também o relacionamento durante essa negociação.

Qual é o significado de influência, nesse caso?

É a habilidade de mobilizar as pessoas para fazer as coisas acontecerem. Tem a ver com trocas. É convencer o outro que o resultado será uma vitória para os dois lados.

Como conquistar seu chefe usando o modelo de influência?

Allan Cohen e David Bradford criaram o modelo de influência sem autoridade. Para conseguir o sucesso na negociação, eles definem seis passos:

1) Ver todos como potenciais aliados

Ter uma de conquista e não de disputa envolve deixar qualquer sentimento ou emoção de antipatia de lado. Ninguém é adversário. Compreender a realidade do outro ajuda a ser mais assertivo na comunicação. Todos os colaboradores devem ser tratados bem, não importa o cargo naquele momento.

2) Deixe claros seus objetivos e prioridades

Quem que não tem clareza nos objetivos não apresenta firmeza em na comunicação. Isso reduz a capacidade de persuasão. Ao expressar os objetivos com transparência, as possibilidades de conexão se ampliam. Planos e metas ficam mais coerentes quando entendemos os porquês deles.

3) Entenda a realidade do outro

Quanto mais conhecer seu chefe, mais fácil será de se comunicar com ele. Além disso, ajuda no processo de vê-lo como aliado, já que fica mais fácil se colocar no lugar dele. Busque afinidades para estabelecer confiança.

4) Identifique trocas relevantes para todos

Ao compreender o que importa para todos os envolvidos naquela negociação, o caminho da influência será mais efetivo. Se todos buscam algum tipo de recompensa, é preciso entender qual está em jogo naquele momento.

5) Conte com sua rede de relacionamento

Quanto mais relevante você é em uma rede de contatos, mais o chefe perceberá o seu valor. Trabalhar uma boa comunicação, presença e colaboração são decisivos.

6) Dê e receba

Reciprocidade é a base da influência. Ao dar algo que o outro precisa, inconscientemente, essa pessoa vai querer retribuir.

Se quiser desenvolver sua capacidade de influência com mais profundidade, podemos ajudar você. Entre em contato conosco.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *