5 características essenciais para ser um bom líder

Blog

Duomo Educação

Postado 11/08/2018

Descubra o que deve ser estimulado no desenvolvimento de liderança

Liderança não é uma qualidade nata. Aprender a ser um bom líder é possível. Essa é uma boa notícia inclusive para as empresas, que podem e devem investir em treinamentos para desenvolver características e habilidades em profissionais com potencial. O importante é que essa pessoa esteja disposta e comprometida em fazer mudanças pessoais.

Mas quais são as características mais importantes para se tornar um bom líder? Segundo um estudo com 195 líderes em 15 países publicado pela Harvard Business Review*, existem pelo menos 5 habilidade importantes que devem ser consideradas:

1 – Segurança

Um líder é referência para o seu time. Por isso, mais do que passar segurança, um bom líder é seguro. Por isso, age com coerência e ética, tomando decisões que fazem sentido para todos os envolvidos na empresa. Essa característica também auxilia na resolução de problemas com mais criatividade, pois pessoas seguras acreditam tanto na solução que conseguem transmitir mais tranqüilidade.

2 – Saber delegar

Não é possível fazer tudo sozinho. Um bom líder sabe disso e, por isso, conta com a ajuda de outros profissionais capacitados. Ao escolher e confiar em quem está desempenhando outras tarefas importantes, isso gera mais produtividade e satisfação do time.

3 – Assumir os erros com facilidade

Essa é uma característica valiosa em ambientes de constante aprendizado e mudanças. O líder que assume os erros com facilidade extrai também lições de um processo com mais rapidez e não perde tempo insistindo em soluções que não trazem bons resultados apenas para “ter razão”. Isso também contagia os demais colaboradores a terem a mesma atitude.  

4 – Reconhecer o trabalho dos outros

O compromisso com o desenvolvimento das pessoas estimula a reciprocidade. Quando agradece  e enaltece o trabalho de outro colaborador, o líder está conquistando também admiração. Isso é decisivo para manter o time inspirado, motivado e pró-ativo.

5 – Sociabilidade

Criar conexão com as pessoas é importante para o líder. Nesse processo, não é possível ficar trancado em uma sala, isolado. Ao contrário, participar de almoços, eventos dos colaboradores, frequentar os espaços comuns e garantir que todos percebam que são iguais aproxima e inspira.

Essas são apenas algumas das características que podem ser aprendidas por quem deseja ser um bom líder. Aqui na Duomo Educação Corporativa acreditamos que o desenvolvimento de lideranças é vital para a conquista de altos padrões de desempenho. Conheça nossas soluções e entre em contato conosco. http://Link para: http://duomoeducacao.com.br/solucoes/desenvolvimento-de-liderancas/

*Link da pesquisa: https://hbr.org/2016/03/the-most-important-leadership-competencies-according-to-leaders-around-the-world

Comentários

Um comentário sobre “5 características essenciais para ser um bom líder

  1. Duomo Educação, thanks so much for the post.Really thank you! Keep writing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *