4 passos para o desenvolvimento organizacional auxiliar o sucesso na transformação digital

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Duomo Educação

Postado 13/09/2018

Como gestores e colaboradores podem virar transformadores digitais em uma empresa

Transformação digital é mais do que conhecer profundamente uma tecnologia. É fazer os recursos disponíveis proporcionarem uma experiência amigável para o público ou consumidor. E, nesse processo, tanto os líderes quanto os colaboradores precisam passar por uma mudança ou adaptação do mindset digital. É papel da empresa, a partir de suas estratégias de desenvolvimento organizacional, criar essa esfera e oferecer as ferramentas certas para estimular as competências necessárias na Era Digital.

A tecnologia resolve qualquer problema atualmente e pode acabar com um negócio, dependendo do formato dele. Não dá mais para acreditar que o seu público vai esperar que sua empresa resolva o problema dele. Na Era Digital, são os aplicativos, softwares e outros recursos tecnológicos que assumiram essa função.

Para ter sucesso, existem quatro passos decisivos para o desenvolvimento organizacional ser a chave para bons desempenhos de líderes e colaboradores no contexto da transformação digital:

1 – O gestor deve ser o “pregador da visão e do propósito” dos colaboradores:

A empresa precisa familiarizar o gestor de termos, conceitos e dados que são referentes ao contexto da transformação digital. Isso ajuda a criar um ambiente mais favorável, já que todos “falam a mesma língua”. Mas só isso não é suficiente. É necessário que o colaborador seja estimulador pelo líder a ter uma visão direcionada para identificar o atrito na experiência do cliente ou a necessidade não satisfeita do público.

É papel da empresa motivar o colaborador a enxergar oportunidades na direção desejada. Para isso, o RH pode buscar não apenas treinamentos, mas soluções que auxiliem o gestor a ter esse tipo de comportamento, de “pregador da visão e do propósito da empresa”

2 – Reduzir a distância do poder

Se o gestor é responsável por tomar as decisões mais importantes, as outras pessoas da empresa ficam acomodadas esperando uma posição final para, assim, fazerem os seus trabalhos.  Ao reduzir a distância do poder, a empresa começa a desenvolver a busca por soluções em todos os âmbitos. Não existe apenas uma maneira, atualmente, de resolver um problema. Mais do que isso, criar a “resposta” para o problema de um público dentro apenas de uma empresa não faz tanto sentido no contexto da transformação digital.  É mais viável e funcional ter acesso a uma rede de colaboradores para avaliar as tecnologias já existentes e como usá-las a favor do seu negócio.

3 – Gerar autonomia

Esse é o caminho para estimular a capacidade de realização dos colaboradores. Não é ser apenas digital, mas sim ser um transformador digital, dar um passo além e concretizar.  É preciso tirar a ideia do papel e a empresa tem papel fundamental nisso ao estimular a realização e não somente o pensamento criativo, que é apenas a primeira etapa.

4 – Criar uma cultura de aprendizado com os erros

Quando algo não dá certo, muitas pessoas se deixam abater pelo fracasso.  Desenvolver conforto, persistência e flexibilidade diante do insucesso é importante, mas só acontece quando a empresa cria uma cultura de aprendizado com os erros. A maioria das empresas ainda segue o modelo tradicional de “evitar um erro”, com foco em ganhar dinheiro e manter as boas taxas de crescimento. Mas, inovação e perfeccionismo não caminham juntos. O colaborador vai precisar errar para aprender lições valiosas e não se deixar abalar pelo fracasso. Dar esse suporte é fundamental.

Esses são apenas 4 competências importantes para as empresas que desejam crescer na transformação digital priorizarem em seus colaboradores e líderes.  Aqui na Duomo, estudamos profundamente e constantemente as estratégias de empresas de sucesso. Entre em contato conosco.http://duomoeducacao.com.br/solucoes/transformacao-digital/#

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