3 razões para começar a usar educação corporativa o quanto antes

Blog

Duomo Educação

Postado 27/09/2018

Entenda a diferença entre educação corporativa e a área tradicional de treinamentos.

Dentro da área de recursos humanos, essa já virou uma discussão bem comum. É melhor investir em educação corporativa ou apenas nos treinamentos tradicionais? É preciso esclarecer que os focos e metodologias das duas áreas são diferentes. Por isso, as conquistas também não serão as mesmas. Treinamento e desenvolvimento direciona os seus esforços para o presente, enquanto a educação corporativa pensa em um longo prazo, no futuro.

Nesse sentido, listamos aqui alguns dos motivos que as empresas que investem em educação corporativa estão obtendo bons resultados:

Foco no futuro:

Um treinamento tradicional traz estímulos e ações para o desenvolvimento das competências que são necessárias para o bom desempenho das funções atuais do colaborador. Quais são os gaps desses profissionais neste momento? O conteúdo é focado para que seja possível aprimorar esses gaps.

A educação corporativa vai além. Prioriza o desenvolvimento de competências estratégicas e críticas para a sustentabilidade do negócio como um todo. As ações seguem a visão da empresa para, assim, fortalecer as habilidades dos colaboradores que possam garantir a execução das estratégias corporativas com sucesso em um longo prazo.

Complementa a educação formal:

Treinamentos, workshops e cursos ainda fazem parte da rotina da maioria das empresas. A educação corporativa amplia o leque de ações entendendo o próprio desenvolvimento organizacional como um ambiente que deve estimular o tempo todo a aquisição e enriquecimento das novas competências desejadas nos colaboradores.

A educação corporativa pensa em outras estratégias e ações que possam gerar a manutenção e sustentabilidade desse novo aprendizado.

Preocupa-se com a transferência dos conhecimentos:

As ações da educação corporativa se concentram especialmente em planos de aplicação do novo aprendizado sistematizados, acompanhados e medidos pela empresa.  Isso faz com que esse aprendizado se torne um hábito.

Nesse caminho, a empresa reconhece os colaboradores que estão se esforçando em proporcionar mudanças valorizadas e alinhadas pelos seus gestores.

Um exemplo são os fórum de práticas. Os colaboradores, após fazerem um curso ou workshop, se encontram para contar o que conseguiram colocar em prática na rotina da empresa. Existe uma troca de experiências sobre o que está dando certo ou não.

Aqui na Duomo temos Educação Corporativa no nosso nome e DNA. Desde 1999, oferecemos treinamentos e cursos com foco em RH e gestão de pessoas. Somos reconhecidos nacionalmente pela relevância de nossa contribuição à alta performance das pessoas, através de múltiplas estratégias para gerar aprendizado. Conheça nossas soluções: http://duomoeducacao.com.br/solucoes/estrategia-de-desenvolvimento/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *